Desenvolvedora X Distribuidora

  |  

Saudações, Elters!
 

Como vão?  : D


GM Sh0d4n e o Blog dessa semana é por minha conta!  


Sem brincadeira hoje, vai ser uma explicação da diferença entre Desenvolvedora (no caso, a HBS) e Distribuidora (nós, a OnGame).


 


Concentração, vai! O assunto é importante. 

 

A Equipe já tinha um blog a respeito mas ele é de 2013! Ou seja: Muito antigo, muitos jogadores nem mesmo viram e sabem as diferenças, então resolvemos fazer um Blog com cheirinho de novo pra vocês e explicando da melhor maneira possível!


Desenvolvedora – Qual sua função? Quem é a desenvolvedora do Aika?

A desenvolvedora é a empresa responsável por toda a criação, atualização e manutenção do jogo.
Todos os conteúdos de imagem, modelagem, animação, programação, roteiro, criação de itens, trilha sonora, etc.
Tudo isso é fruto do trabalho da desenvolvedora. Inclusive as correções de erros (como por exemplo, os Crashs repentinos e erro de memória é correção da desenvolvedora). 


Como o próprio nome diz, eles desenvolveram o conteúdo e deram origem ao jogo.  
 

Isso vale para todos os jogos da Ongame também! Cada um com sua desenvolvedora (por exemplo: A desenvolvedora do PointBlank é a Zepetto! Do Metin2 é a Webzen e a do SaintSeya é a Perfect World). A desenvolvedora do Aika é a HanbitSoft (ou HBS). 

 

Distribuidora/Publisher - Qual sua função?
 

A função da distribuidora é disponibilizar o jogo no território.

Exemplo: A distribuidora do Aika NA (norte americano) é diferente da distribuidora aqui no Brasil. Além disso, também é responsável por prestrar Suporte para a região qual o servidor se encontra e aplicar o conteúdo que a desenvolvedora disponibiliza! 
 

A Distribuidora é uma ponte entre a Desenvolvedora e os Jogadores! A desenvolvedora cria o conteúdo, a distribuidora testa e disponibiliza no território qual ela é responsável e faz com que os jogadores tenham acesso ao conteúdo mais novo. 

 

Teve atualização mas veio com algum BUG! Quem vai corrigir?

Depende. 

Se o bug foi causado por algum arquivo corrompido (por exemplo) na hora de aplicar no Servidor, pode ser que seja corrigido pela própria distribuidora aplicando o mesmo arquivo novamente. Nenhuma alteração é realizada, os arquivos só são enviados novamente. 
 

Se a atualização já veio com bug (como por exemplo, o fogo do cavalo de fogo azul não aparece), já é de cunho da desenvolvedora. 


Sabem quando logamos no jogo e saímos perguntando algumas coisas bem específicas?
Ou criamos tópicos pedindo descrições dos erros? Isso é para coletar informações e conseguir enviar o Feedback para a desenvolvedora! Então a Equipe testa e se estiver corrigido, o conteúdo é disponibilizado novamente. 


Em suma, toda e qualquer ação que inclua realizar alteração direta dos arquivos é da Desenvolvedora. A distribuidora apenas testa e disponibiliza os conteúdos enviados. 



"GMs, mudem os Drops das DGs", "GMs, criem eventos de X forma!" - O que acontece?

Como foi explicado anteriormente, a responsável pela alteração direta dos arquivos e criação de conteúdo é a desenvolvedora. Ou seja: A Equipe de GMs não faz e nem é responsável por esse tipo de Tarefa! 


"Ah, mas e os Agros?"


Eventos ingame como Agros (que é algo mais simples enão é necessário realizar alterações nos arquivos) podem ser feito pela Equipe quando possível. 



Então se a Equipe não faz esse tipo de Alteração, para que servem os GMs?

A Equipe de GMs ajuda o jogo a funcionar, resumidamente. Eventos simples ingame, eventos no fórum, análises de banimento e desbloqueio, recuperação de contas, exclusão de itens (limpeza de conta), testes de conteúdo e procedimentos internos da Empresa. Resumindo bastante, é o que a Equipe faz! 

 

O blog de hoje foi bem rápido, porém, informativo de como funcionam algumas coisinhas : D
Esperamos que vocês tenham gostado e compreendido a diferença.



Boa semana, Elters!


Seeya~♥ 

 

Atencisosamente,
Equipe Aika Online