Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Gaheriet
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Jan 2016, 15:22

Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor Gaheriet » 20 Set 2018, 16:39

olá, gostaria apenas de compartilhar a minha opinião com relação ao jogo, ultimamente não tem nada pra fazer no aika, deixo ele aberto pra cair as moedas mais jogar mesmo não jogo, não encontro nada nele pra fazer, fui fazer prisão elite pra passar o tempo e não ganhei nada de útil, comecei a fazer algumas quests pra lembrar os velhos tempos mais depois de meia hora desanimei, elas não servem pra nada,e não se vê ninguém nos mapas, nem amigos mais no jogo eu tenho, todos os que eu conhecia pararam de jogar, jogo deste fevereiro de 2011 e naquela época era muito fácil fazer amigos no aika porque não existia cte nem refine então os mapas eram cheios de gente fazendo quest e as dgs eram full grupos, no nivel 40 já tínhamos uma lista gigante de amigos adicionados que a gente conhecia durante as quests, fora os spots que tinhamos que upar em pt e sempre acabávamos ficando amigos ou em dupla em spot solo, estou em uma guild com 128 membros e nunca falei com ninguém 95% da guild fica sempre off e os cerca de 6 ou 7 on ficam afk, o pessoal do aika ta precisando conversar com a desenvolvedora pra fazer alguma coisa pra revitalizar o jogo pois ele já esta com cara de moribundo, as atualizações não trazem nada de novo até os mapas e os monstros são tudo ctr+c ctr+v, todos os mapas tem os mesmos monstros e a desenvolvedora só muda o nome e o nível deles, se pelo menos tivesse expansões como tem em Perfect world por exemplo pra sempre atrair gente nova, mais nem isso o aika tem, hoje o jogo se resume a deixar o personagem afk pra receber moedas e ir elter, mais a elter só acontece de 2 em 2 horas e não dura nem 5 minutos, as lojas dos npc onde a gente vende os drops não tão gold nenhum, a loja de caveira não tem nada de util e a loja de moedas é super cara, pra mim pelo menos a unica coisa nela que posso comprar é os extratos e o cte de resto não tem nada que vale a pena gastar a quantidade absurda de moedas que é pedido, a unica loja que é boa é a loja pvp, a ultima expansão que trouxe algo de novo pro jogo foi o epic 2, novos mapas, novos set, novas montarias, depois disso o aika não sai da mesmice infelizmente.

TheSykes
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Dez 2013, 00:16

Re: Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor TheSykes » 20 Set 2018, 20:36

Pois é...

Eu parei efetivamente de jogar em 2013, mas desde então, volta e meia, logo de novo no jogo pra dar uma caminhada em Regenshein ou em outros mapas para ver com as coisas estão e também para matar a saudade desse joguinho que eu sempre considerei como a minha casa quando se trata de MMOs. E, realmente, a coisa tá triste.
Toda vez que eu re-logo eu me sinto exatamente como você. É bem triste ver o jogo nesse estado, mas isso o jogo estar assim é meio inevitável, afinal, é um jogo F2P (e, consequentemente, P2W). É extremamente difícil um jogo F2P se manter de pé por todo esse tempo sem apelar pra estratégias absurdas de p2w, mas mesmo assim, tem tanta coisa que os administradores poderiam ter feito diferente que reduziriam esses danos a longo prazo.
Recentemente, houve a fusão de servidores. Eu dei a sorte de logar no jogo bem na semana em que ocorreu e eu fiquei maravilhado ao ver a quantidade de gente online na cidade (afk e não afk), upando e conversando no chat PVE. Aquele fim de semana matou um pouco da minha saudade. Eu até consegui fazer um amigo lá, que começou a jogar bem naqueles dias, e fiquei conversando com ele dentro do jogo pelos dias que seguimos jogando (até ele largar). Mas é como você disse, nada comparável ao Aika de 6 ou 7 anos atrás. Ninguém nos mapas, ninguém nas DGs menores, ninguém em lugar nenhum que não seja a Elter, a cidade ou locais de PVP. ISSO é realmente triste. Acabaram com tudo o que fazia do jogo algo divertido e aconchegante: a interação e a sede por descoberta por parte do jogador. Antes, para você conseguir sobreviver no jogo, era quase que obrigatório se aliar a alguém que você encontrava nos mapas e a partir dali irem desbravando o game com ajuda mútua. Agora não tem mais isso, agora não tem 90% do que fazia o jogo ser legal. Digo, até tem, está lá, mas é totalmente inviável e/ou ninguém mais liga para aquilo porque há outras maneiras mais rápidas/fáceis/convenientes de se upar e de se conseguir gold e/ou itens. E isto é por causa da quantidade absurda de experiência que a desenvolvedora - creio - exige para se upar, sem falar no RNG ridiculamente absurdo em várias situações. O jogo realmente se esvaziou, assim como dezenas de outros MMOs asiáticos (ou não) por aí.

Porém, deixando a nostalgia de lado, devemos admitir que o Aika nunca foi grande coisa. Sempre foi um RPG bem limitado e meia-boca. Porém, mesmo assim, era muito aconchegante.

Gaheriet
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Jan 2016, 15:22

Re: Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor Gaheriet » 21 Set 2018, 10:56

Sim o aika nunca foi grande coisa como mmo, por isso o que fazia dele legal era a interação entre as pessoas, as zueras, eu era de basílica e antigamente ficavam o dia todo zuando no chat até de madrugada, fora que a gente se identificava com as nações e por isso nós íamos ataque e defesa, como o único jeito de upar eram as quest mesmo a história do jogo sendo ruim acabávamos conhecendo ela, atualmente com o cte o sistema de quest morreu e com ele a história do jogo, os principais lugares de interação entre pessoas, as quests, dgs, agross não servem pra nada, as guildas são panelinhas de 4 ou 5 pessoas os outros ficam sempre off o ataque defesa só pra full cash, tentei ir varias vezes em defesa mais não conseguia sair do guarda do halperim, não tava tempo nem de teleportar e alguém já me matava de novo.

OS administradores poderiam ter mudado isso a muito tempo, eliminando o cte, e as moedas da determinação, colocando os prêmios dessa loja pra dropar nas dgs, criando uma loja de honra relevante pra ressuscitar o agross,
reduzir o refine máximo do game e facilitar conseguir extratos dentro do jogo, colocar esses itens que só tão em evento pra serem conseguidos também dentro do jogo de alguma forma, deixar duplo xp permanente pro up voltar a ser realista fui upar esses dias em spot cada spot não tava nem 0,01% de xp imagina se eu ia continuar.

TheSykes
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Dez 2013, 00:16

Re: Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor TheSykes » 21 Set 2018, 20:41

Gaheriet escreveu:
OS administradores poderiam ter mudado isso a muito tempo.


Não querendo defender a Ongame, mas tem muita coisa que a própria HBSoft não deixa as publishers e os GMs fazerem. Não podemos esquecer disto...

hitsumono
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Set 2017, 12:11

Re: Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor hitsumono » 25 Set 2018, 14:07

TheSykes escreveu:Pois é...

Eu parei efetivamente de jogar em 2013, mas desde então, volta e meia, logo de novo no jogo pra dar uma caminhada em Regenshein ou em outros mapas para ver com as coisas estão e também para matar a saudade desse joguinho que eu sempre considerei como a minha casa quando se trata de MMOs. E, realmente, a coisa tá triste.
Toda vez que eu re-logo eu me sinto exatamente como você. É bem triste ver o jogo nesse estado, mas isso o jogo estar assim é meio inevitável, afinal, é um jogo F2P (e, consequentemente, P2W). É extremamente difícil um jogo F2P se manter de pé por todo esse tempo sem apelar pra estratégias absurdas de p2w, mas mesmo assim, tem tanta coisa que os administradores poderiam ter feito diferente que reduziriam esses danos a longo prazo.
Recentemente, houve a fusão de servidores. Eu dei a sorte de logar no jogo bem na semana em que ocorreu e eu fiquei maravilhado ao ver a quantidade de gente online na cidade (afk e não afk), upando e conversando no chat PVE. Aquele fim de semana matou um pouco da minha saudade. Eu até consegui fazer um amigo lá, que começou a jogar bem naqueles dias, e fiquei conversando com ele dentro do jogo pelos dias que seguimos jogando (até ele largar). Mas é como você disse, nada comparável ao Aika de 6 ou 7 anos atrás. Ninguém nos mapas, ninguém nas DGs menores, ninguém em lugar nenhum que não seja a Elter, a cidade ou locais de PVP. ISSO é realmente triste. Acabaram com tudo o que fazia do jogo algo divertido e aconchegante: a interação e a sede por descoberta por parte do jogador. Antes, para você conseguir sobreviver no jogo, era quase que obrigatório se aliar a alguém que você encontrava nos mapas e a partir dali irem desbravando o game com ajuda mútua. Agora não tem mais isso, agora não tem 90% do que fazia o jogo ser legal. Digo, até tem, está lá, mas é totalmente inviável e/ou ninguém mais liga para aquilo porque há outras maneiras mais rápidas/fáceis/convenientes de se upar e de se conseguir gold e/ou itens. E isto é por causa da quantidade absurda de experiência que a desenvolvedora - creio - exige para se upar, sem falar no RNG ridiculamente absurdo em várias situações. O jogo realmente se esvaziou, assim como dezenas de outros MMOs asiáticos (ou não) por aí.

Porém, deixando a nostalgia de lado, devemos admitir que o Aika nunca foi grande coisa. Sempre foi um RPG bem limitado e meia-boca. Porém, mesmo assim, era muito aconchegante.

Você falou tudo o que penso. Também deixei Aika a algum tempo, mas logo de vez em quando para olhar como andam as coisas. Não joguei o Aika em seus tempos de ouro, como os jogadores mais antigos chamam (2011-2012), mas tive uma boa ideia de como o game era. Iniciei o Aika no início de 2013 e nessa época os mapas ainda eram bem cheios de jogadores fazendo quests, os spots mutantes eram lotados e bem disputados, chegando ao ponto de ter PK no PVE, a Agros ainda possuía varias salas e páginas para farm de honra, o PVP aberto tinha tanta gente que a camera do jogo ficava pesada com a queda de FPS, os chats do canal PVE eram sempre cheios de discussões e intrigas e isso era divertido pacas. O Aika foi meu primeiro MMORPG e ele conseguia me passar a magia que esse tipo de jogo tem por meio da interação contínua com novas pessoas, a trilha sonora me marcou para sempre, sua artes são marcantes, enfim, eu amo esse jogo, já tentei me afastar dele e esquecer, mas não consigo, pois considero ele meu lar no mundo dos jogos.
Fico muito triste em ver o estado atual do game e diferentemente da maioria das pessoas que quitaram, não despejo toda a culpa um cima da Ongame dizendo que a mesma deixou o jogo muito P2W, afinal estamos falando de um MMORPG coreano F2P, ou seja, o próprio jogo tem em sua essência ser assim e todos sabemos disso. Claro que a ela tem sua parcela de culpa por não saber administrar o P2W do game, mas a desenvolvedora e os próprios jogadores tem sua parcela de culpa. Lembro que as primeiras grandes massas a deixar o jogo, quitaram nos 2 primeiros meses de 2014, e isso tudo devido a uma febre de hacks que ocorreram no natal de 2013. Na época começaram e spawnar itens e usar de maneira ilimitada as caixa da relíquia, isso fez com que a quantidade de gold no jogo aumentasse e quebrou com a economia do jogo, levando o preço das coisas às alturas. Esse ocorrido aconteceu devido a empresa não conseguir proteger o game de maneira eficiente e a má índole dos próprios jogadores, ou seja, foi um pecado dos dois lados que levaram ao inicio da decadência do Aika.
Um outro grande motivo do game se encontrar da maneira que está, vem do fato da sua falta de renovação, como já citado antes o jogo tem diversas atualizações e nada de novo, são os mesmos mobs e mapas com nomes diferentes e níveis aumentados. Parece que a própria desenvolvedora acabou "abandonando" o jogo e não se dedica para criar grandes novidades.
De uma maneira ou de outra, temos que aceitar que o tempo do Aika já passou, tenho grande respeito pelos jogadores que jogam o mesmo até hoje esperando por mudanças, mas perdi as esperanças de que o Aika volte a ser tão grandioso como um dia já foi.

TheSykes
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Dez 2013, 00:16

Re: Nada pra fazer no Aika - jogo morrendo, desabafo

Mensagempor TheSykes » 26 Set 2018, 13:59

hitsumono escreveu: Lembro que as primeiras grandes massas a deixar o jogo, quitaram nos 2 primeiros meses de 2014, e isso tudo devido a uma febre de hacks que ocorreram no natal de 2013. Na época começaram e spawnar itens e usar de maneira ilimitada as caixa da relíquia, isso fez com que a quantidade de gold no jogo aumentasse e quebrou com a economia do jogo, levando o preço das coisas às alturas. Esse ocorrido aconteceu devido a empresa não conseguir proteger o game de maneira eficiente e a má índole dos próprios jogadores, ou seja, foi um pecado dos dois lados que levaram ao inicio da decadência do Aika.


Na verdade, isso que você mencionou é o segundo "grande êxodo" do jogo. Em algum ponto no meio de 2012, salvo engano, aconteceu esse exato mesmo problema.
A economia do jogo, antes disso, era maravilhosa. Conseguir 1kk era um grande feito, o qual você provavelmente jamais conseguiria antes do nível 40. Equipamentos e itens de todo tipo, em todas as faixas de níveis eram facilmente acessíveis e os preços eram justos. Até que ocorreu essa primeira grande crise de exploits que mudou a economia do jogo para sempre. O que custava 1kk começou a custar 100kk, por exemplo, e o preço de TUDO mudou de forma exponencial. Essa foi a razão de eu ter quitado do jogo e ido para o League of Legends, assim como muitos o fizeram. Meses após eu continuara a entrar no jogo para checar o preço das coisas para ver se a economia já havia se estabilizado, mas nada disso aconteceu, até porque, como você disse, em 2013 aconteceu de novo. Se acontecer mais uma vez, bem, não sei o que acontece. Seria engraçado ver...

hitsumono escreveu: Um outro grande motivo do game se encontrar da maneira que está, vem do fato da sua falta de renovação, como já citado antes o jogo tem diversas atualizações e nada de novo, são os mesmos mobs e mapas com nomes diferentes e níveis aumentados. Parece que a própria desenvolvedora acabou "abandonando" o jogo e não se dedica para criar grandes novidades.
De uma maneira ou de outra, temos que aceitar que o tempo do Aika já passou, tenho grande respeito pelos jogadores que jogam o mesmo até hoje esperando por mudanças, mas perdi as esperanças de que o Aika volte a ser tão grandioso como um dia já foi.


De fato. Até o ponto em que eu parei de jogar, o jogo tinha renovação na medida do possível. Digo, o jogo nunca foi nada espetacular quanto a mecânicas e etc, nada comparado a um WoW da vida, por exemplo, mas tinha a sua própria atmosfera e identidade. Isso era legal. Era muito FODA sair de um mapa com espinhos de pedra saindo do chão com uns golems de pedra te atacando junto com umas tartarugas carnívoras brutais e mais uns magrelos encapuzados para ir a uma cratera com um globo de pedra flutuante giratório e depois ir para um deserto no qual cobras gigantes saltam da areia para te atacar, e depois disso ir para uma mina onde uma toupeira gigante usando um capacete de mergulho te ataca com uma broca e uma picareta. Isso sem mencionar a lore (para a qual quase ninguém ligava mas era legal de se acompanhar até perder a paciência e começar a correr atrás de exp e gold feito um maluco porque todo mundo da tua lista de amigos já tava te passando). Até Karena sinto que essa renovação na "atmosfera" do jogo se mantinha, mas, agora, parece que isso se perdeu para sempre. Digo, essa "atmosfera" sempre foi bem limitada: o jogo tinha duas cidades, poxa, e numa delas o pessoal só ia quando era necessário; os npcs sempre foram bem reaproveitados; alguns sets só mudavam a cor entre si, entre outros problemas, como, por exemplo, os bugs que não deixavam você ler o diálogo completo com alguns npcs ou a falta de tradução em algumas coisas. Mas tudo isso era escusável porque o jogo ainda tinha potencial, mas parece que a produtora largou o jogo para as cobras mesmo.

Triste...

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes