6 motivos para NÃO MAIS voltar a jogar Aika Online

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Heimmer
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Nov 2014, 19:33

6 motivos para NÃO MAIS voltar a jogar Aika Online

Mensagempor Heimmer » 30 Dez 2019, 01:02

Joguei Aika Online entre a época do cap. 70 e o lançamento do Epic III, e voltei a logar no jogo para verificar como se encontrava. Segue o meu feedback:

Em suma, não voltarei a jogar. Poderia passar minutos listando os diversos motivos que me fizeram chegar a esta conclusão, mas decidi separar apenas alguns pontos mais relevantes que me fizeram definitivamente abandonar os servidores para não mais voltar a logar:

1- O pouco caso da empresa responsável pelo game

Um MMORPG que não recebe mais atenção da empresa que o gerencia no país está realmente fadado ao fracasso. Fóruns com tópicos sem moderação, cujas postagens permanecem sem resposta, a comunidade não mais tão ativa como antigamente (sem saudosismo, é a realidade) são alguns dos aspectos que nos fazem reconhecer que o servidor está, aos poucos, sendo abandonado pela Ongame.

2- O famoso "pay-to-win"

O fato de o Aika Online desde o lançamento do Epic II apresentar desbalanceamento no PvP não é novidade para ninguém. Mas é incrível a facilidade que alguns jogadores encontram em conseguir os melhores itens e condições de jogo apenas realizado a compra de cash na loja da Ongame. Itens refinados +15 com Extratos Enriquecidos, toneladas de Gold adquiridos com a venda de itens de cash in-game, além de outros absurdos decorrentes desta prática fazem os jogadores mais casuais (como eu) vislumbrarem um game onde é praticamente impossível conseguir jogar satisfatoriamente sem ter que gastar rios de dinheiro.

3- O PvE foi praticamente extinto do game

Um das coisas mais nostálgicas entre os jogadores veteranos de Aika Online é a lembrança de um MMORPG com um PvE realmente vívido e interessante. Hoje os canais PvE estão praticamente limpos de jogadores, pois a empresa (visando movimentar o game) oferece a possibilidade de evolução instantânea para os leveis mais altos, não sendo mais necessária a realização de quests, ou mesmo a formação de raid para upar em grupo. O aspecto de resolver quests com amigos em party também "desapareceu" do jogo, restando agora centenas de metros de mapas vazios de jogadores, sem utilidade alguma no jogo, além de funcionarem como "museus" para jogadores antigos como eu olharem os mobs ao redor e lembrarem da dezenas de horas por dia gastas resolvendo quests dos NPCs próximos.

4- A storyline do jogo se tornou confusa demais

Eu sei que a história deste jogo nunca foi o seu ponto forte, mas para os jogadores que se interessam pela LORE dos games, está na hora de passar longe do Aika Online. O jogo, que já não tinha uma forma lá muito eficiente de contar a sua história, acabou se perdendo de vez em seu enredo, que ficou sem pé e sem cabeça após as atualizações, restando aos jogadores apenas pagar por seus itens de cash para conseguir extrair o mínimo de diversão do jogo.

5- O PvP agora é restrito a um grupo seleto de jogadores

Como consequência do "pay-to-win", além do PvE, o PvP também se foi para a maioria dos jogadores casuais. Apesar de a Ongame ter disponibilizado a possibilidade de uma evolução rápida a níveis maiores, o jogador se encontra forçado a vagar pelos mapas vazios procurando o que fazer no jogo, enquanto espera pelo chamado do CTE (que atualmente é a única forma viável para se upar dentro do jogo). Com o desbalanceamento das classes, e sendo praticamente impossível um jogador iniciante de Lv. 71 (um contrassenso) ter chances contra um jogador veterano de Lv. 99 full +15, não há mais possibilidade de se travar um bom PvP dentro do jogo, a não ser que você disponha de uma dedicação (de tempo e financeira) quase que integral ao jogo, para conseguir itens que o possibilitem desfrutar do "PvP" com os jogadores mais antigos.

6- O jogo perdeu a sua essência

Resumidamente, sem um PvE interessante e sem um PvP atrativo, o jogo perde completamente a sua finalidade (a de proporcionar diversão). Ao longo de alguns dias online no jogo não fui capaz de encontrar um estímulo sequer para voltar a logar novamente, tendo em vista que os jogadores iniciantes não criam mais elo ao upar juntos, pois foi extinta essa possibilidade, e também não têm condições de participar do PvP juntamente com os veteranos, não nos restando nenhum outro motivo para continuar online.

-------------------------------------------

Penso que a tendência é que cada vez mais jogadores percebam esses aspectos aos quais citei, e outros mais, contribuindo assim para o eventual fechamento dos servidores. Espero que os administradores do fórum ajam democraticamente e deixem o tópico permanecer, para não desperdiçar o tempo de jogadores antigos como eu, que por um acaso queiram experimentar a atual situação do jogo, e nem a de novos jogadores que procuram tudo em um MMORPG, menos os atributos que aqui foram mencionados.

Estou aberto a conversar com jogadores que eventualmente venham a discordar do que foi dito.

Avatar do usuário
ignery2
Mensagens: 45
Registrado em: 05 Abr 2017, 12:15

Re: 6 motivos para NÃO MAIS voltar a jogar Aika Online

Mensagempor ignery2 » 30 Dez 2019, 09:10

Fala jovem
Em resumo concordo com quase tudo que voce disse.
O jogo sim, se tornou pay-to win isso é visivel, alem de famoso "mercado externo" dos jogos MMORPG
Os novos players pela facilidade de upar para um nivel alto, acabam ignorando as quests (nao julgo) porem eu faria as quests
E o desbalanceamento do pvp que vem de muito tempo.
Porem....
Voce apontou "sendo abandonado pela Ongame" nesse ponto eu discordo. Nao acho que a empresa nao da a devida credibilidade ao jogo
ao contrario.... vejo que eles (gm/toda equipe) buscam sempre melhorar o jogo, eu sinto que o Aika (em um contexto global) esta sendo abandonado pela desemvolvedora....
eu joguei "AIKA" de diversas publishers, e sinceramente.... o aika br esta entre o mais atualizado.
Nao defendendo a ongame, pois odeio que qualquer empresa pratique "pay-to-win".
Mas vejo que a HBS que "nao liga" pro joguinho :)
Tirando o fato de que A LORE NAO TEM MAIS SENTIDO

Avatar do usuário
Rytoal
Moderador
Mensagens: 82
Registrado em: 01 Fev 2021, 15:07

Re: 6 motivos para NÃO MAIS voltar a jogar Aika Online

Mensagempor Rytoal » 30 Dez 2019, 10:41

Saudações,

O assunto é longo, portanto, irei responder de acordo com os temas levantados, tudo bem?


1- O pouco caso da empresa responsável pelo game

Um MMORPG que não recebe mais atenção da empresa que o gerencia no país está realmente fadado ao fracasso. Fóruns com tópicos sem moderação, cujas postagens permanecem sem resposta, a comunidade não mais tão ativa como antigamente (sem saudosismo, é a realidade) são alguns dos aspectos que nos fazem reconhecer que o servidor está, aos poucos, sendo abandonado pela Ongame.


A equipe está sempre presente para prestar o auxilio necessário ao jogador, seja através do fórum ou outros canais.
Aqui pelo fórum, por exemplo, você pode checar através do menu "Tópicos Ativos", no momento em que estou escrevendo essa mensagem, o único tópico ativo que não possui uma resposta da equipe, é este.

O auxilio nas mais diversas questões ocorre muito pelo Discord, nós possuímos um servidor oficial. Através deste servidor você poderá compartilhar suas ideias com outros jogadores e membros da equipe do AIka Online e dos demais jogos distribuídos pela Ongame.

Durante os últimos meses trouxemos diversas atualizações/correções para o jogo, muitas são frutos do feedback passado pela comunidade.

Este ano, por exemplo, dentre as atualizações tivemos:
- Montarias Feéricas
- Anéis de Krono
- Pacote do Recruta, Efeito Duradouro e mais!
- Renovação das Dungeons
- A Benção dos Guardiões

Você pode conferir mais detalhes sobre as atualizações clicando no nome delas.

Além dessas atualizações, a equipe trabalhou junto à comunidade para realizar a correção de diversos erros, por exemplo:
- Crash por erro de memória
- Correção das categorias do leilão
- Correção na duração do efeito duradouro - Debuff após morrer no PvP -
- Inicio do balanceamento das classes

Esses são alguns exemplos dos trabalhos realizados no ano de 2019, a equipe segue trabalhando em novidades para o ano de 2020.

2- O famoso "pay-to-win"

O fato de o Aika Online desde o lançamento do Epic II apresentar desbalanceamento no PvP não é novidade para ninguém. Mas é incrível a facilidade que alguns jogadores encontram em conseguir os melhores itens e condições de jogo apenas realizado a compra de cash na loja da Ongame. Itens refinados +15 com Extratos Enriquecidos, toneladas de Gold adquiridos com a venda de itens de cash in-game, além de outros absurdos decorrentes desta prática fazem os jogadores mais casuais (como eu) vislumbrarem um game onde é praticamente impossível conseguir jogar satisfatoriamente sem ter que gastar rios de dinheiro.


Com relação ao desbalanceamento do PvP, conforme informei acima, a equipe já realizou algumas alterações e segue trabalhando para estabelecer um PvP mais justo para todas as classes.

Com a chegada dos novos drops às DGs, o jogador poderá adquirir extratos enriquecidos para refinar o seu equipamento.
Durante os eventos, é muito comum ver jogadores adquirindo extratos em grande quantidade, inclusive, são extratos com porcentagem.
No evento de natal, por exemplo, você pode adquirir extratos com porcentagem de 10 e 15%.

No inicio do ano, tivemos o evento de carnaval, os jogadores adquiriram tantos extratos que o Extrato Enriquecido de Kaize S 15% caiu de 900kk para a cada dos 250 a 300kk.
Muita gente conseguiu refinar seus equipamentos durante o evento de carnaval, para muitos, foi o melhor evento do ano.

Este ano também lançamos a Loja dos Bravos, trata-se de uma loja onde você compra itens à partir de uma moeda adquirida ao matar monstros, um evento com o foco no PvE.

Na ultima edição da Loja dos Bravos, os melhores colocados tiveram a chance de obter a refinação +15, +12 em seus equipamentos.
Não precisaram gastar absolutamente nada para terem seus itens aprimorados.

É totalmente possível você progredir no jogo sem fazer investimentos, no entanto, você deve se dedicar e focar nos seus objetivos.

O cash, como em diversos MMORPG's, possibilita uma acelerada no processo, porém, não é o único meio.
Um exemplo recente, é o titulo "Consagrado". Os jogadores tiveram a oportunidade de comprar o titulo em um big sale, porém, os jogadores que não possuem condições para comprar, tem a possibilidade de pegar o mesmo titulo de graça no evento de natal.

Há diversos jogadores que conseguiram o titulo General Consagrado com apenas um único dia dedicado.

Ou seja, você consegue adquirir as coisas das duas maneiras, no entanto, precisará se esforçar para adquirir boas coisas.

Veja a situação abaixo:
- Você pode adquirir os conjuntos raros do 90 nas DGs e/ou comprar uma parte sem refinamento a um preço bem acessível no leilão
- Você pode utilizar extratos enriquecidos adquiridos em DGs e na Loja da Determinação - A cada 10 minutos online você ganha uma moeda - para refinar seus equipamentos.
- Apos o +7, você pode colocar ele lv2 e continuar refinando. O Núcleo da engrenagem pode ser adquirido por Moeda da Determinação e/ou dropando em DGs.
- Quando desejar, você pode converter em um raro do level 90.

Se você converter o raro 80 +15, você terá um raro 90 +!2, ficará muito fácil o PvP, não? : )

3- O PvE foi praticamente extinto do game

Um das coisas mais nostálgicas entre os jogadores veteranos de Aika Online é a lembrança de um MMORPG com um PvE realmente vívido e interessante. Hoje os canais PvE estão praticamente limpos de jogadores, pois a empresa (visando movimentar o game) oferece a possibilidade de evolução instantânea para os leveis mais altos, não sendo mais necessária a realização de quests, ou mesmo a formação de raid para upar em grupo. O aspecto de resolver quests com amigos em party também "desapareceu" do jogo, restando agora centenas de metros de mapas vazios de jogadores, sem utilidade alguma no jogo, além de funcionarem como "museus" para jogadores antigos como eu olharem os mobs ao redor e lembrarem da dezenas de horas por dia gastas resolvendo quests dos NPCs próximos.


Temos trabalho em melhorias para o PvE do jogo, ainda não há uma previsão, mas estamos trabalhando em melhorias para o pacote de evolução.

A equipe tem pensado em melhorias nos monstros mutantes e chefes de cenário, torna-los atuais para que os jogadores possam se organizar em grupos e confronta-los.
Ao trazer os drops desses monstros para a atualidade, estaremos possibilitando ainda mais a evolução daquele jogador que não tem condições de investir no jogo.

Essa é uma das diversas ideias que temos discutido sobre o PvE, estamos totalmente abertos à sugestões, a sua opinião é muito importante.

4- A storyline do jogo se tornou confusa demais

Eu sei que a história deste jogo nunca foi o seu ponto forte, mas para os jogadores que se interessam pela LORE dos games, está na hora de passar longe do Aika Online. O jogo, que já não tinha uma forma lá muito eficiente de contar a sua história, acabou se perdendo de vez em seu enredo, que ficou sem pé e sem cabeça após as atualizações, restando aos jogadores apenas pagar por seus itens de cash para conseguir extrair o mínimo de diversão do jogo.


Particularmente, eu gosto bastante da história do Aika.
No entanto, é muito comum a fuga da sequencia correta de missões em MMORPGs e RPGs em geral, são diversas side quest/missões secundárias que se juntam às missões do enredo. Além disso, muitos games deste formado possuem missões diárias.

Como você mesmo disse, o jogo não é totalmente focado na história. Mas caso o jogador tenha esse objetivo, ele irá conseguir entender bastante sobre os acontecimentos da campanha ao seguir as quest ddo enredo principal seguindo sempre a ordem dos leveis.

5- O PvP agora é restrito a um grupo seleto de jogadores

Como consequência do "pay-to-win", além do PvE, o PvP também se foi para a maioria dos jogadores casuais. Apesar de a Ongame ter disponibilizado a possibilidade de uma evolução rápida a níveis maiores, o jogador se encontra forçado a vagar pelos mapas vazios procurando o que fazer no jogo, enquanto espera pelo chamado do CTE (que atualmente é a única forma viável para se upar dentro do jogo). Com o desbalanceamento das classes, e sendo praticamente impossível um jogador iniciante de Lv. 71 (um contrassenso) ter chances contra um jogador veterano de Lv. 99 full +15, não há mais possibilidade de se travar um bom PvP dentro do jogo, a não ser que você disponha de uma dedicação (de tempo e financeira) quase que integral ao jogo, para conseguir itens que o possibilitem desfrutar do "PvP" com os jogadores mais antigos.


Conforme dito anteriormente, é totalmente possível um jogador progredir no jogo sem gastar dinheiro.
Os conjuntos raros do 90, inclusive com arma +15, estão por um preço muito acessível. O jogador que se dedicar em um evento conseguirá comprar um conjunto antagonista com muita facilidade. Um conjunto antagonista te garantirá diversos pontos de PvP.

Quem começa hoje, tem que ter me mente que não da para enfrentar um jogador antigo de imediato, é necessário um tempo. Por conta disso, muitos novatos optam por fazer o PvP na Arena Elter, lá até mesmo com um raro 80 você consegue um bom PvP.

Há casos de pessoas que adquiriram todo o honra 95 com a arena elter, isso ocorre com muita frequência.

6- O jogo perdeu a sua essência

Resumidamente, sem um PvE interessante e sem um PvP atrativo, o jogo perde completamente a sua finalidade (a de proporcionar diversão). Ao longo de alguns dias online no jogo não fui capaz de encontrar um estímulo sequer para voltar a logar novamente, tendo em vista que os jogadores iniciantes não criam mais elo ao upar juntos, pois foi extinta essa possibilidade, e também não têm condições de participar do PvP juntamente com os veteranos, não nos restando nenhum outro motivo para continuar online.


Neste evento atual, por exemplo, muitos jogadores elogiaram e adoraram o fato de voltar o PvP em Leopold, durante o horário do boss, há uma disputa massiva entre os jogadores.

Nós estamos checando a possibilidade para a criação de eventos fixos em Leopold para que mesmo em período que não possua um evento ativo, o PvP ocorra por terem algo à fazer me Leopold.

Realmente, temos muito trabalho ainda para tornar o PvE mais atrativo e estamos trabalhando pensando nessas melhorias.

No entanto, vale ressaltar: as mudanças dependem da desenvolvedora, portanto, algumas coisas podem acabar demorando mais do que outras.

A equipe esta sempre trabalhando e tentando tornar um jogo atrativo para todos os jogadores.


A equipe esta trabalhando em melhorias para 2020, tem muita coisa boa sendo discutida.
Peço que fique sempre atento ao nosso site oficial, sempre as informações serão divulgadas através do mesmo.

Além disso, a opinião da comunidade é sempre importante.

Te convido para participar do nosso servidor no Discord, será um prazer conversarmos por lá.
Discord Ongame

Sinta-se à vontade para entrar em contato sempre que achar necessário.
Atenciosamente,
Rytoal
Moderador Chefe - Aika Online

Avatar do usuário
ixtab
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Jul 2019, 11:54

Re: 6 motivos para NÃO MAIS voltar a jogar Aika Online

Mensagempor ixtab » 31 Dez 2019, 12:55

Sobre o pve do jogo... só há os eventos e a maioria dos jogadores deixam no macro atrapalhando o spot de "jogadores que realmente estão jogando". Sobre as quests, eu sugeri uma alternativa à terceira classe para que fosse substituído o requerimento do "Elter Notável" para o "Admirável Aventureiro", assim fazendo os novos jogadores que não a possuem irem fazer todas as quests do jogo.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes