O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Moderadores: Moderador, Gamemaster

marotoaika
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jun 2020, 10:20

O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor marotoaika » 07 Jun 2020, 10:36

7 anos se passaram desde que eu decidi jogar o Aika pela primeira, desde lá foram muitas decepções, frustrações e arrependimentos, mas também muitos bons momentos, grandes amizades e muita diversão. Assim como eu, quem tem uma longa estrada de Aika sabe que de um tempo pra cá o jogo nunca mais foi o mesmo, que a capacidade que tinha de nos proporcionar diversão e de ser um MMORPG de referência está comprometida. A comunidade, mesmo sabendo que não depende só dela, ainda tem esperanças de voltar a ver prosperidade no jogo e hoje eu venho fazer a minha parte contribuindo para este importantíssimo debate sobre o futuro do Aika.

À seguir apresento alguns tópicos e sugestão para que o jogo volte a sua época de ouro:

1. Contingente

Grande parte dos jogadores de Aika, assim como eu, encantam-se pela ideia de PVP que o jogo propõe, este é o principal motivo pelo qual os jogadores optam pelo Aika dentre uma infinidade de MMORPGS existentes, entretanto as grandes guerras que víamos com frequência antigamente, que de certa forma validavam o slogan de "PVP 1000 vs. 1000", hoje em dia não são mais possíveis devido ao número insuficiente de jogadores ativos no servidor, esta é a razão pela qual muitos jogadores desistem do Aika. É de grande valia tanto para a comunidade quanto para a Ongame que se estabeleçam algumas estratégias para que possamos ter uma entrada constante de novos jogadores, bem como o retorno de jogadores antigos que migraram para outros servidores ou que deixaram de jogar por qualquer outro motivo.

Sugestão 1 Ilimitar o número máximo de guildas no servidor.
O mais interessante quando se fala em aumento de contingente é a migração de guildas, tanto de outros servidores (piratas) quanto de ouros jogos. Esta é a forma mais rápida e eficaz de mobar o jogo novamente. O sistema atual de guildas não possibilita que isso seja possível, pois não há espaço para novas guildas no servidor. Este problema é crucial para que novos jogadores tenham a chance de criar seu próprio legado no jogo sem se sentirem aprisionados às guildas já existem. Quanto mais guildas no jogo, mais estimulação há para os conflitos internos, fazendo com que a história do Aika volte a se escrever de forma envolvente como uma vez já foi, desta forma garantiremos a permanência de jogadores no Aika por muito mais tempo.

Sugestão 2: Disponibilizar incentivos significativos para o retorno de antigos jogadores. Os eventos feitos anteriormente podem até ter sido efetivos, mas seria interessante uma maior frequência neste tipo de campanha.

Sugestão 3: Investir ativamente em parcerias com pessoas que têm expressivo alcance em mídias como YouTube ou outros meios de comunicação cujo público alvo seja suscetível a se interessar pelo jogo. Acreditem, há youtubers com muito alcance que aceitariam valores irrisórios para divulgar o jogo e até mesmo jogar ele em troca de alguns recursos dentro do mesmo.

Sugestão 4: Criar mecanismos de coleta de dados que nos revelem, por exemplo, os meios mais comuns dos jogadores conhecerem o Aika, fazendo com que os esforços para captação de novos jogadores sejam mais focados e por consequência mais eficientes. Também é crucial questionarmos com frequência a satisfação dos jogadores em relação aos sistemas do jogo para que possamos garantir o ambiente adequado para a permanência dos mesmos, em outras palavras, é preciso mais estatísticas e mais contato entre a comunidade e a Ongame.

Sugestão 5: Criar uma sequência de vídeo-tutoriais para jogadores iniciantes (de preferência nos canais oficiais da Ongame) com todas as informações necessárias para o desenvolvimento de novos jogadores, bem como vídeos de dicas mais avançadas com explicações detalhadas de alguns sistemas do jogo (alguns GM's já estão fazendo esse tipo de vídeo para artigos informativos). É importante que estes vídeos estejam bem destacados dentro do site do jogo (sugiro a aba "guia do jogo" para tal função) e que possuam uma comunicação clara e atrativa.

Acima de tudo a boa imagem do Aika precisa ser restabelecida para gerar mais interesse nos novos jogadores e nos antigos que deixaram de jogar, portanto não basta só focar em campanhas de aumento do número de jogadores, mas também em tornar o ambiente do Aika mais receptivo e satisfatório para todos, esta é uma responsabilidade tanto da Ongame quanto da comunidade. A seguir falo um pouco mais sobre os principais motivos de insatisfação dos jogadores hoje:

2. Economia

A Economia do jogo hoje tem um problema grave. Muito ouro dentro do jogo e pouco espaço para guardá-lo (após a extinção dos cheques). Alguns jogadores conseguiram criar guildas a tempo do limite de guildas no servidor ser atingido e se beneficiam (injustamente) de um baú adicional nesta que seria uma espécia de guilda fantasma. Muitos jogadores sugerem que se crie lojas de evento com itens raros vendidos em ouro para que vagarosamente este ouro vá saindo de circulação, entretanto para que isto ocorre um sacrifício grande precisa ser feito entre o PVP do jogo e o faturamento da Ongame. Seguem sugestões do que pode ser feito para que a Economia volte a se estabilizar sem que haja prejuízo aos jogadores e a Ongame:

Sugestão 1: (exige um nível alto de programação e ferramentas que talvez não estejam disponíveis para a Ongame): Diminuir uma porcentagem fixa (exemplo 90%) de todos as contas, armazéns e armazéns guilda de toda a database do jogo. Esta é de longe a melhor opção para a estabilização da economia do jogo e caso esteja fora do alcance da Ongame vale a pena apresentar a sugestão à Hambisoft.

Sugestão 2: Disponibilizar alguns itens de cash menos vendidos na hipotética loja de evento por valores relevantes em ouro e aproveitar a chegada dos novos raros do 99 de rank SS dispondo nesta hipotetica loja itens que facilitem a evolução de personagens mais fracos, tal como itens de categoria B, A, AA ou S.

Sugestão 3: Colocar novamente os antigos cheques em circulação no jogo.

Uma vez estabelecida uma Economia estável dentro do jogo, o sistema de guildas poderá funcionar mesmo com um limite de jogadores (caso esteja fora do alcance da Ongame ilimitar este número) e o farm de ouro para jogadores novos será significativamente melhorado. Falando em jogadores novos, precisamos dar mais atenção a eles, e é disso que se trata o tópico a seguir:

3. "Noob Friendly"

"Noob friendly" é o termo que qualifica o quão preocupado com novos jogadores é um jogo. Todo mundo sabe que o Aika só é divertido mesmo quando você atinge altas refinações nos últimos sets raros ou honra lançados, pois esta é a única forma hoje de você ter um espaço no PVP do jogo ou até mesmo de ser convidado para uma guilda, já que com sets inferiores aos que mais fortes lançados você praticamente leva "instant kill" de jogadores mais fortes, não tendo nem mesmo tempo nem de ajudar os seus companheiros com o mínimo que seja. O PVP de jogadores iniciantes e mais fracos hoje é completamente focado em Arena Elter 80~90 e o "pkzão" de Verband. Todos concordam que estes jogadores definitivamente merecem mais espaço dentro do imenso muito de Aika (espaço tem de sobra).

Sugestão 1: Facilitar significativamente a obtenção de recursos que não fazem parte do maior rank (SS). Sabe-se que o set 'inicial' que todo player um pouco mais informado almeja ao começar no no jogo é o famoso "Sabedoria full +15", porém este é o set de referência para novatos desde a época em que eu comecei a jogar. É certo que houve uma facilidade enorme na refinação de itens AA e A, mas ainda assim não vemos sets destes ranks com tanta frequência quanto vemos os de rank S.

Sugestão 2: Criar uma Arena Elter para jogadores do nível 71~80.

Sugestão 3: Extinguir o baú de evolução acelerada para que os mapas voltem a ser ocupados com jogadores mesmo fora das épocas de eventos, estimulando a comunicação e cooperação entre os novos jogadores e fazendo com que conheçam e se interessem pela história do jogo.

Sugestão 4: Tornar Leopold novamente habitável por jogadores de nível mais baixo melhorando o o XP e/ou drops dos mobs caso não estejam cinzas, criando uma espécie de evento permanente lá que englobe todos os níveis de 71~89.

4. Balanceamento do PVP.

O PVP do Aika hoje esta nas mãos de uma elite de jogadores que já alcançaram o nível máximo e as refinações mais altas dos sets mais fortes do jogo, o que desestimula a maioria dos jogadores a participarem das guerras em geral. Vejo frequentemente em servidores piratas de Aika um número muito maior de jogadores ativos no PVP mesmo com um número muito menor de jogadores no servidor, isto se dá pelo fato de que nestes servidores piratas os caps ainda são os antigos (60, 70, 80) onde não havia tanta diferença de dano e defesa entre um cap e outro, em outras palavras, um jogador que estivesse no nível 40 ainda teria chances de lidar com um jogador do nível 60 se ambos estivessem bem equipados, hoje em dia entre dois jogadores com um 20 níveis diferença (exemplo 99 e 79) o jogador de nível mais baixo não terá nem chances. Além disso, há também um desbalanceamento entre as próprias classes e equipamentos do jogo. Hoje o PVP do Aika está totalmente focado em danos críticos, pois os itens estão desbalanceados. Até mesmo os magos que possuem habilidades de defesa de sobra estão optando pela resistência a crítico para terem uma chance. Já os jogadores que optam por dano e pouca resistência crítica, focam em esquiva, pois esta é a unica forma de evitarem danos absurdos. Hoje em dia não compensa mais uma hibridização entre dano e defesa, o que é uma grande evidência do desbalanceamento à que me refiro.

Sugestão 1: Facilitar a obtenção de cristais de redução de dano crítico (exemplo: redução de dano crítico 16% armadura), pois há muitos cristais que aumentam o dano crítico (pran, montaria, arma), bem como o atributo de força (que também aumenta os danos críticos) e apenas os cristais de armadura para combatê-los, o que está fazendo com que os jogadores tenham que optar por atingir o número máximo de resistência a crítico (255) em seus personagens, pois sabem que qualquer dano crítico que receberem pode ser fatal. Outra sugestão é aumentar a redução de dano crítico de equipamentos já existentes caso seja possível.

Sugestão 2: Facilitar a obtenção e melhorar os atributos de cristais e equipamentos focados em dano base e perfuração.

O sistema de PVP que o Aika propõe hoje é o seguinte:

a. Dano base (normalmente magos, mas também guerreiros e clérigas)
Ponto forte: Superiores a quem tem muita resistência a crítico
Ponto fraco: Inferiores a quem tem muito dano crítico

b. Danos críticos (normalmente atiradores e pistoleiras, mas também guerreiros)
Ponto forte: Superiores a quem tem muito dano base
Ponto fraco: Inferiores a quem tem muita resistência a crítico

c. Resistência a críticos (normalmente templárias, mas também clérigas e guerreiros)
Ponto forte: Superiores a quem tem muito dano crítico
Ponto fraco: Inferiores a quem tem muito dano base

Hoje em dia o crítico dita as regras do jogo e praticamente todas as classes estão optando apenas por críticos ou resistência a críticos. Vemos hoje magos suporte, clérigas tanque, templárias e guerreiros agressivos e quase não vemos mais guerreiros focados em dano, magos brancos (clérigas focadas em dano) e magos focados em dano. Creio que os efeitos do set raro do 99 estão propondo trazer novamente o "dano base" para o meta-game, então é de extrema relevância que caminhemos nesta direção valorizando os cristais que aumentam danos físicos, perfuração física, poder de habilidade, danos mágicos e perfuração mágica. O objetivo é estimular guerreiros, magos e até mesmo clérigos a voltarem a focar em dano base, lançando itens e cristais focados nesta área.

Estarei à disposição da Ongame e da comunidade para qualquer proposta de ação que vise o crescimento e a prosperidade do jogo.
Um grade abraço do Marotinho. ;) 8-)

Avatar do usuário
ignery2
Mensagens: 45
Registrado em: 05 Abr 2017, 12:15

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor ignery2 » 08 Jun 2020, 10:11

Prezado,
Sou apto a todas as ideias que você propôs... Porem não acho que todas essas mudanças sejam possíveis, vejo mts amigos meus "full pistola" com a Ongame... mas cheguei a um ponto em que vi que na verdade não é a Ongame, e sim a HBS que já não liga para o game :(
Meu sonho e a HBS vender os direitos do Aika para alguma desenvolvedora para pelo menos lançar o Epic4 '-' q ja está chato se manter no Epic3 e só chegando atualizações que não vejo necessidade kkk
#fé

marotoaika
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jun 2020, 10:20

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor marotoaika » 08 Jun 2020, 13:02

Saudações, amigo!

Estou ciente de que há este impasse entre a Hambisoft e a Ongame e que isto restringe muito o poder que a publicadora tem de modificar alguns sistemas dentro do jogo (talvez por uma restrição contratual ou de acesso ou source do game, não sei), por esta razão tentei ser o mais complacente possível em minha sugestões e creio que a maior parte delas poderia ser colocada em prática apenas pela Ongame, entretanto devemos nos lembrar que a mesma já traduziu todo o jogo para o português, criou um servidor novo do 0, criou nações do 0, lançou acessórios exclusivos pro servidor (que por sinal acabaram estragando o PVP do jogo, mas isto já é uma outra história), enfim. Não consigo deixar de acreditar que há o que ser feito para mudar o cenário atual. Sonho com um relacionamento prospero e transparente entre a Ongame e a comunidade e também entre a Ongame e a Hanbisoft, todo mundo pode sair ganhando com um pouquinho de inteligência, pensamento estratégico e negociações e é por esta razão que eu tomei a iniciativa de propor este debate e expor minhas opiniões.

Obrigado pelo comentário.
Grande abraço,
Maroto Aika 8-)

joaozindobrega
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:34

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor joaozindobrega » 10 Jun 2020, 13:16

Na real o pior de tudo que tem GM recebendo salário supostamente para ter esses pensamento que você e colocá-lo em pratica e nenhum faz isso, tem moderadores que tem contato mais próximo da ongame do que nós players e também não dão essas ideias a eles, e o pior de tudo é nunca algum GM irá ler esse tópico e se ler irá ignorar Triste.

mozinho01
Cidadão Selest
Cidadão Selest
Mensagens: 114
Registrado em: 02 Abr 2015, 00:04

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor mozinho01 » 10 Jun 2020, 16:25

O jogo começou a diminuir o contingente quando chegou os extratos 10% onde muitos conseguiram se refinar. O maior problema do jogo, pelo menos para mim, é a alta refinação de hj. Para um game focado no pvp, há de ocorrer um equilíbrio, pois se não ocorrer e tornar o jogo desigual, quando o player só tem duas opções( abrir a carteira ou ficar 10hras por dia fazendo dg para dropar um item) Obviamente os players vão parando. Não sei como o jogo está atualmente porque já parei de jogar a algum tempo. Mas não adianta melhorar em nada se para participar do pvp tem que estar full+15 no jogo onde o foco é o próprio PVP. Antigamente isso não existia, se refinar para +7+8 n é tão difícil mesmo com extratos normais. Novamente para mim, existem duas formas, fazer com que o +15 seja o novo +7 de antigamente e aumentar o Hp dos mobs para que o pessoal volte a jogar em grupo novamente, pois o contingente n era somente n pvp, era no pve também. E isso influenciava já que muitos farmavam os outros upando e tinha gente que adorava trocar pvp na hora do up também. As coisas que o criador do post proporcionou também são bem importantes, mas se não for lá na ferida, não vai adiantar. O jogo tem que ficar menos Pay to win, não tem outra forma. Principalmente em relação a refinação. A diferencial poderia ser skins ou buffs que aumentam de uma forma aceitável. Como brilhos diferentes nos sets, cabelos difentes e por ai vai. Bom pelos é isso que eu acho.

Avatar do usuário
Aramil
Mensagens: 8
Registrado em: 16 Jun 2016, 02:44

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor Aramil » 12 Jun 2020, 22:36

Que texto longo! Deve ter demorado para pensar em tudo isso e ter digitado tudo e com toda aquela formatação.
Mas, eu acho que você esqueceu algo. E isto seria o Epic III que está ai há anos já e nada de um Epic IV. O jogo, a história do jogo está paralisada, congelada no tempo há anos.

Se falta alguma coisa no jogo é o desenvolvimento adequado da história do jogo e de seus respectivos personagens. Afinal de contas é um MMORPG e se fica anos na mesma coisa o jogo começa a esvaziar.

Para eu Aika online é apenas uma opção na falta de MMORPG´s melhores. Está um pouco melhor do que Grand Fantasia e perde feio para Kritika Reboot e Dragon Nest antes da mudança ridícula do mesmo que o tornou "hard".

Aika online precisa apenas atualizar a história do jogo com mais frequência e não ser deixado a anos na mesmice funcionado apenas como uma máquina caça-níquel.

Uma coisa que eu gostaria de ter no jogo é o número ilimitado de Prans e um inventário completo e sem a necessidade de pagar para ter mais espaço no inventário.

marotoaika
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jun 2020, 10:20

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor marotoaika » 30 Jun 2020, 00:38

joaozindobrega escreveu:Na real o pior de tudo que tem GM recebendo salário supostamente para ter esses pensamento que você e colocá-lo em pratica e nenhum faz isso, tem moderadores que tem contato mais próximo da ongame do que nós players e também não dão essas ideias a eles, e o pior de tudo é nunca algum GM irá ler esse tópico e se ler irá ignorar Triste.


Realmente muito triste.

Nem um mês que voltei pro jogo e já estou de saída de novo. Volto quando ver que há algum interesse GENUÍNO dos administradores em buscar uma melhor experiência para os jogadores, com PVP equilibrado, PVE justo e sistemas de jogo que funcionem...

joaozindobrega
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:34

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor joaozindobrega » 30 Jun 2020, 12:41

Aramil escreveu:Que texto longo! Deve ter demorado para pensar em tudo isso e ter digitado tudo e com toda aquela formatação.
Mas, eu acho que você esqueceu algo. E isto seria o Epic III que está ai há anos já e nada de um Epic IV. O jogo, a história do jogo está paralisada, congelada no tempo há anos.

Se falta alguma coisa no jogo é o desenvolvimento adequado da história do jogo e de seus respectivos personagens. Afinal de contas é um MMORPG e se fica anos na mesma coisa o jogo começa a esvaziar.

Para eu Aika online é apenas uma opção na falta de MMORPG´s melhores. Está um pouco melhor do que Grand Fantasia e perde feio para Kritika Reboot e Dragon Nest antes da mudança ridícula do mesmo que o tornou "hard".

Aika online precisa apenas atualizar a história do jogo com mais frequência e não ser deixado a anos na mesmice funcionado apenas como uma máquina caça-níquel.

Uma coisa que eu gostaria de ter no jogo é o número ilimitado de Prans e um inventário completo e sem a necessidade de pagar para ter mais espaço no inventário.


Aika é um game feito a moda antiga, é "free" porém é pay to win igual a maioria dos RPG antigos, hoje em dia a fórmula ta bem melhor nos MMORPG atuais você paga uma quantia pelo game e o resto evolui tudo dentro do jogo, como WOW, ou até o novo game da Amazon (NEW WORLD)

sonyiroon
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Set 2022, 10:04

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor sonyiroon » 23 Set 2023, 16:04

Simples;
Tirar todos os bugs do jogo,demitir os gms corruptos,acrecentar mais 2 classes novas,(sendo uma delas Arqueiro),por limitos no Att,oessa classe tá imposivel!.
Fazer mudanças relevantes,(envez de por mapas bugados),.
Por montaria voadora,retornar a mecanica de pescas,(era uma das melhores coisas do Aika,depois de seu lindo pvp!).
Retirar o bug da munição com isca de pesca).
por mapas relevantes para os players,e n mini mapas pvp.
Resetar os bosses e aumentar hp,par q os templarios n possam fazer as dgs solo,Reduzir ataque da classe santo,para que ela não possa se tornar um tanker,(isso aqui é ridiculo,https://www.youtube.com/watch?v=L0zPxQuLg9E
Healer deve ser uma classe de suporte,e não tanker,(ví um video que a santa de auriga,matava templario como se fosse um papel.).
Esse jogo é ridiculamente desbalanceado!,aqui se vc joga de ; Santo,Att e de War....vc é supremo no jogo.
Onde está o balenceamento aqui?....sem contar com os GMS negligentes q fecham os olhos para hacker e dão uma de doido,fingindo q n há hacker no jogo.
Mesmo,o queixoso (a),mostrando provas concretas em video e prints detalhados!.
Ongames;
Me contrata como GM moderador do Aika,quero mostrar os podres desse jogo,pq a atual administração,prefere Negligênciar do quer ter o trabalgho de recolher provas para punir o bad users!.
agora,para banir definitivamente um cara pq deu Free-kill,eles são muito bons viu!.
Até hoje tem um vagabundo utilizando hack de graça por ai sem ser punido!.
O proximo passo é dar vez a topdos os jogadores,(e não apenas um grupinho celeto da grade)
Meu chat está bannido,pq;
falei a verdade e xinguei uns carinhas ai,agora: bad users estão com liberdade total no jogo!.
saudades do cap 40!.
OP jogo era justo,o att n era esselixo desbalanceado q é hoje.
Comecei jogar aika no Global,acredito q em 2008 qnd começou!....bons tempos!.
[-]
Esse é um mmo rpg de verdade!.
Na minha opnião,o melhor da atualidade!.
Jogo justo,o healer é uma classe muito utilizada e valorizada!.
Pq:,vc só pode entrar em dgs principais,se tiver um tanker e um healer.
o Aika virou uma piada.
a santa n serve pra nada a n ser matar.pq qualquer templario faz qualquer dg se tiver o set certo,e solo!.

Avatar do usuário
MrProtoman
Moderador
Mensagens: 923
Registrado em: 23 Mai 2017, 16:49

Re: O que é necessário para que o Aika volte a sua "época de ouro"

Mensagempor MrProtoman » 23 Set 2023, 17:10

sonyiroon escreveu:Simples;
Tirar todos os bugs do jogo,demitir os gms corruptos,acrecentar mais 2 classes novas,(sendo uma delas Arqueiro),por limitos no Att,oessa classe tá imposivel!.
Fazer mudanças relevantes,(envez de por mapas bugados),.
Por montaria voadora,retornar a mecanica de pescas,(era uma das melhores coisas do Aika,depois de seu lindo pvp!).
Retirar o bug da munição com isca de pesca).
por mapas relevantes para os players,e n mini mapas pvp.
Resetar os bosses e aumentar hp,par q os templarios n possam fazer as dgs solo,Reduzir ataque da classe santo,para que ela não possa se tornar um tanker,(isso aqui é ridiculo,https://www.youtube.com/watch?v=L0zPxQuLg9E
Healer deve ser uma classe de suporte,e não tanker,(ví um video que a santa de auriga,matava templario como se fosse um papel.).
Esse jogo é ridiculamente desbalanceado!,aqui se vc joga de ; Santo,Att e de War....vc é supremo no jogo.
Onde está o balenceamento aqui?....sem contar com os GMS negligentes q fecham os olhos para hacker e dão uma de doido,fingindo q n há hacker no jogo.
Mesmo,o queixoso (a),mostrando provas concretas em video e prints detalhados!.
Ongames;
Me contrata como GM moderador do Aika,quero mostrar os podres desse jogo,pq a atual administração,prefere Negligênciar do quer ter o trabalgho de recolher provas para punir o bad users!.
agora,para banir definitivamente um cara pq deu Free-kill,eles são muito bons viu!.
Até hoje tem um vagabundo utilizando hack de graça por ai sem ser punido!.
O proximo passo é dar vez a topdos os jogadores,(e não apenas um grupinho celeto da grade)
Meu chat está bannido,pq;
falei a verdade e xinguei uns carinhas ai,agora: bad users estão com liberdade total no jogo!.
saudades do cap 40!.
OP jogo era justo,o att n era esselixo desbalanceado q é hoje.
Comecei jogar aika no Global,acredito q em 2008 qnd começou!....bons tempos!.
https://www.youtube.com/watch?v=ysylO3R2CXE
Esse é um mmo rpg de verdade!.
Na minha opnião,o melhor da atualidade!.
Jogo justo,o healer é uma classe muito utilizada e valorizada!.
Pq:,vc só pode entrar em dgs principais,se tiver um tanker e um healer.
o Aika virou uma piada.
a santa n serve pra nada a n ser matar.pq qualquer templario faz qualquer dg se tiver o set certo,e solo!.


Olá! Tudo bem?

Então, peço que evite reabrir tópicos antigos, especialmente esse de 2020. Não faz sentido responder a um tópico de tres anos atrás, além de ser contra as regras do fórum.

Se você quiser ajudar com o fórum ou ajudar outros jogadores, por favor, utilize tópicos mais recentes quando eles aparecerem, ou contribua ativamente em nosso Discord.

Agradeço sua compreensão e colaboração!


Tópico trancado.

Imagem
Atenciosamente,
MrProtoman
Moderador Oficial - Aika Online

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes