MMORPG Riscos à saúde

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Avatar do usuário
DanadinhaPE
Mensagens: 28
Registrado em: 15 Mai 2013, 15:37

MMORPG Riscos à saúde

Mensagempor DanadinhaPE » 09 Jun 2013, 00:11

Imagem
Uma questão controversa envolve os riscos à saúde com as longas horas de jogo dos MMORPGs.
A comunidade médica ainda não tem conclusões definitivas sobre o caso, mas estudos recentes parecem indicar que o excessivo número de horas de jogo deixam a pessoa mais predisposta à obesidade, desequilíbrio alimentar, incluindo maior propensão à perda de massa óssea e muscular. Aparentemente os motivos giram em torno da natureza sedentária do MMORPG.
Educação Física; Desde o ponto de vista da Educação Física, o problema não está no jogo em si, mas na falta de atividade física no cotidiano (sedentarismo), bem como o entendimento/ensino da necessidade da mesma nas escolas e na sociedade em geral. Sendo assim, o atrativo e as possibilidades de tais jogos, em tempo real e, as vezes, intermináveis, o convertem em mais uma oferta que soma à televisão, videogames em geral, internet e todo o ócio, passivo e ativo, uma oferta com diferenciais positivos, pois com as novas tecnologias, o nível de complexidade de alguns dos jogos e simuladores chega a extremos, ajudando assim no desenvolvimento da lógica [como a matemática], bem como as habilidades para lidar com múltiplas variáveis e a de se relacionar com uma grande quantidade de pessoas (habilidades importantes na sociedade atual) podendo assim aproveitar os maiores beneficios da internet. Assim sendo, podemos entender que a solução e o problema não estão no jogo/simulador ou no tipo de jogo [no caso o MMORPG], mas na soma e na balança entre atividade física [subir escadas, meia hora de basquetebol ou futebol, academias…] e tempo/qualidade de ócio, de todo o dia-a-dia.
A questão psicológica deve ser debatida também, entre os jogadores de MMORPG. A natureza dos jogos deixa as pessoas totalmente envolvidas na ação de seus personagens (os "chars", que deriva da abreviação da palavra "characters", personagens em inglês). Pela interação com outros jogadores podemos notar o envolvimento até mesmo emocional entre as pessoas que jogam,laços de amizade e de amor entre os personagens que podem ser recriados na vida real.
Além disso, para ter personagens fortes os jogos exigem que se dedique muito a eles. Algumas pessoas, tomadas de intenso envolvimento, vivem situações de stress, perda de sono, falta de apetite, ansiedade grave que devem ser observadas com atenção para não levar a um quadro psicológico mais grave, como um transtorno obsessivo-compulsivo ou depressão.
É aconselhável fazer paradas de 20 minutos a cada 2 horas, para lubrificação dos olhos, que é prejudicada em longos períodos em frente de monitores.

:shock:
Imagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes