[Guia] Pistoleira (composições)

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Bitenca
Cidadão Selest
Cidadão Selest
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Jul 2013, 16:15

[Guia] Pistoleira (composições)

Mensagempor Bitenca » 30 Nov 2019, 21:45

   Diante de alguns questionamentos dentro do jogo AIKA nos deparamos com vários momentos em que quase nunca entendemos o porquê de determinada situação acontecer. O intuito desse guia é tentar clarear para alguns os fatos acerca dos “elementos” (crítico, resfriamento, duplo, ataque, defesa e etc) que variam dentro do jogo e os “status” (força, agilidade, inteligência, constituição e sorte) que fazem parte da construção dos personagens.

   Embora esse guia seja direcionado a visão do personagem Pistoleira, ele pode ser atribuído como base para entender os conceitos sobre todas as outras classes, pois a explicação irá abranger grande parte dos aspectos que envolvem o jogo.

   Longe de ser um grande “entendedor” de tudo, eu apenas me considero um jogador que assim como os outros tem seus objetivos dentro do jogo e devido ao tempo de jogo tive oportunidade de fazer muitos testes. Então o guia irá abordar minhas experiências e uma certa profundidade sobre composições para que esse guia seja o mais completo possível dentro de suas variantes.

   A Pistoleira (mais conhecida como Dual) é a classe em que a grande maioria de suas habilidades são conjuradas com lançamento instantâneo e com isso é possível haver milhares de estratégia para lidar com seus inimigos ou até “brincar” com alguns deles. Focando-se restritamente ao PvP a classe conta com habilidade de stun, silence, paralisia, slow, enraizamento(snare), fear, cegueira(blind) e shock o que a torna com um pacote bem mortal.

   É preciso desde o início desmistificar algumas coisas sobre as pistoleiras: ela possui um ÚNICO stun (com uma alta duração) e que deve ser utilizado com cautela pois o equivoco está relacionado a outras skills da classe aparentarem ser “stun” mas na verdade não são, logo:

Imagem

   Mesmo com todo esse kit poderoso de habilidades a classe ainda possui fraquezas para que se tenha uma rotação de pontos fortes e fracos entre todas as outras classes dentro do jogo estabelecendo um equilíbrio.

Imagem

   Apesar da Pistoleira ter nativamente facilidade em ganhar crítico e esquiva, ela pode ser direcionada a muitas outras funções e linhas diferentes da sua natureza, porém com certas penalidades. Para se entender como funciona o dano do jogo independente de habilidades ou ataques básicos eles não excedem 4 tipos de ataque:

Imagem

   Podemos classificar qualquer personagem por ordem de nomenclatura entre personagens focados em Ataque, Defesa e Híbridos onde:

Imagem

- Qual é melhor? Você quem decide!

   Há como você mesclar adicionais para as suas mais variadas finalidades com o intuito de você equilibrar seu personagem como um todo, assim como fortificar muito seu poder de ataque e conseguir números bem expressivos ou ainda conseguir fazer o seu personagem tankar e tudo isso vai ser da forma como você quer.

   Citando o set honra do 95 como exemplo, que seria o set "end game" atual da classe, as duas possibilidades que focam em dano, sendo do tipo Cruel ou Habilidoso são boas e atendem na sua essência vários caminhos que se podem guiar com um personagem. Os raros do 90 não ficam muito atrás, mas eleva um pouco mais a dificuldade em se conseguir certos números.

Imagem

   Hoje os níveis de resistência do jogo estão elevadíssimos então está havendo uma exigência muito alta no elemento crítico, mas para a dual isso existe vários caminhos e isso acaba sendo uma tarefa fácil dependendo do tipo de recurso que ela tenha para compor o personagem. Existe uma gama muito grande de cristais presentes no jogo, mas como o intuito do guia é para duais vou listar alguns que considero importante:

Imagem

Imagem


Sugestões & Explicações


   Com base na minha vivência de jogo e por testar uma grande variedade de adicionais envolvendo a classe, estipulei alguns "setups" pensando inteiramente nas suas composições com ideias e caminhos para se seguir. Lembrando que isso apenas se trata de sugestões e não regra.

DANO

   Para um personagem focado inteiramente em dano eu recomendaria:

Imagem

   O set que mais tem maior capacidade de aplicar dano no PvP hoje é o set de honra do 95 lvl 2 nas formas Cruel e Habilidoso e por isso ele seria o objetivo final de uma pistoleira que almeja focar-se em dano. A composição dos adicionais de dano da arma e do set baseiam-se em critérios bem simples, onde maximizar o crítico, vai fazer a condição do dano crítico acontecer e em um set onde se o padrão de resistência a crítico não atende de perto a necessidade do jogo (devido a todo mundo ter muito crítico) é ilógico você possuir adicionais de resistência a crítico nessa composição. Até a resistência a duplo é difícil ser counterada, mas a possibilidade ainda é maior em comparação ao crítico, já os outros adicionais por senso comum reduzem a probabilidade de acontecer (esquiva) ou ainda reduzem a quantidade do dano recebido (dano crítico).

   A composição dos acessórios é baseada em dois critérios:
• Usa-se o Basílica quando o seu personagem não possui resfriamento em uma quantidade agradável, pois ele é um anel importante que garante uma boa taxa de resfriamento.
• Um Tibérica poderá ocupar o lugar caso suas fontes de resfriamento esteja ultrapassando o limite dos 70% aliados ao combo Zereka (brinco e bracelete) seria o melhor kit para um personagem focar em dano, precedidos de um colar do Gelo Negro ou Oitavo Ano que tem propósitos parecidos e algumas diferenças.

   A montaria lua é importante por conta dos elementos de dano crítico, crítico e resfriamento e isso equipa a classe como uma luva. Os adicionais devem ser colocados de acordo com a informação do seu personagem:
• Se ele tiver os 255 de taxa crítica e muita agilidade na info, é melhor potencializar com força (que dá dano crítico).
• Se a condição anterior for estabelecida e você tiver acesso a cristais como Dano Crítico 6, acaba sendo uma opção um pouco melhor, mas bem mais cara.
• Se ele não tiver os 255 de taxa crítica é recomendável usar agilidade na montaria, mas somente caso o valor do atributo na info do personagem não ultrapasse os 500, pois há uma quebra muito grande na efetividade de qualquer atributo após os 500 pontos.

   A Estrela atualmente para a dual é a minha recomendação pessoal. Mesmo a Pedra Zereka S sendo um item muito bom, ele se equipara em comportamento a uma estrela e as vezes até é pior. O que faz a estrela também ser muito visada é por conta do seu preço que comparando são extremamente diferentes. Futuramente a Pedra Zereka S sofrerá uma melhoria muito significativa e isso tornará ela a melhor escolha.

- Qual devo escolher: pran do fogo ou pran do ar?

   Será definido pela quantidade de crítico que você tiver. Caso seu personagem alcance além dos 255 críticos, deve-se optar por uma pran que irá cobrir seus atributos melhor já que existe uma limitação. Então ao preencher os 265 de taxa crítica (em teoria), é recomendável a troca da pran do fogo para uma do ar, onde você terá aumento da sua esquiva sem perder crítico máximo.

   Os adicionais de pran dispostos preenchem o setup básico para uma dual alcançar próximo dos 500 pontos de agilidade (que é o recomendável) mas caso você já atinja facilmente a taxa dos 255 de crítico sem usar nenhum recurso de adicional da pran (roupa) é recomendável que os atributos de agilidade sejam trocados por força, para potencializar ainda mais a quantidade de dano crítico.

   Quanto aos títulos isso acaba por se tornar algo especial. Nem todos tem acesso a terceira classe, porém existe muitos título focado em resfriamento e é aqui que mora o segredo para se atingir boas taxas de resfriamento onde você também pode complementar com títulos de crítico a fim de poder trocar uma pran (por exemplo).

   Os status baseiam-se no kit do set que dá bastante agilidade e muito crítico nativamente, então é recomendável que as personagens duais sejam direcionadas a força, mas somente caso os críticos máximos sejam atingidos.

DEFESA

   Para um personagem focado inteiramente em resistência eu recomendaria:

Imagem

   O set que mais atende a condição de "resistência" hoje é o set do raro 90 Antagonista (Ruína), pois o set nativamente divide os status do set entre agilidade e constituição (fator importante na composição de personagens com resistência). A composição dos adicionais de dano da arma priorizam o dano "amarelo" causado, logo esse tipo de personagem por não atingir altas taxas de crítico não há efetividade em se investir em dano crítico. No set onde o objetivo é resistir a críticos e duplos é lógico você possuir adicionais de resistência a crítico, duplo e esquiva, pois nessa composição são essenciais.

   A composição dos acessórios é baseada em reistência a crítico e duplo, então:
• Usa-se o Elsinore para compor uma parcela bastante significativa na composição da resistência a críticos. Diferente do caminho anterior, a ideia é garantir que a dual vai ser capaz de mitigar a maior parte dos danos recebidos.
• O Combo do Oitavo (brinco e bracelete) seria o melhor kit para um personagem focar em resistência a crítico e duplo, mas os flores podem ser uma "segunda opção", apesar da facilidade e da acessibilidade do oitavo ser melhor. O colar neste caso é uma particularidade, pois o item Colar do Morrventra lvl 2 é um componente bem mais trabalhoso de se fazer e ser encontrado, então a segunda opção as vezes torna-se mais acessível.

   A montaria lua é importante por conta do elemento resfriamento (exclusivamente neste caso), pois apesar de existir a montaria do sol ela não favorece tanto a classe nesta composição. Os adicionais sugeridos são exclusivamente o resistência a crítico 10.

   Diferente da composição de dano, a pedra Pedra Aika S acaba sendo um item muito bom (apesar de mais caro) e potencializa ainda mais o poder de resistência do personagem. Futuramente a Pedra Aika S (assim como a outra) sofrerá uma melhoria muito significativa e isso ajudará ainda mais nessa composição.

- Qual devo escolher: pran do ar ou pran da água?

   Você quem decide, pois se trata de uma escolha subjetiva nesse caso. Uma irá te proporcionar esquiva passivamente e através do buff em contrapartida a outra irá te beneficiar em sua defesa e mp (que é insignificante atualmente) mas há um buff muito forte que reduz 50% dos danos (com algumas exceções).

   Os adicionais de pran dispostos preenchem o setup básico para ir em busca 500 pontos de constituição (que é o recomendável) para que a resistência crítica e resistência a duplo seja aumentadas garantindo também mais HP.

   Quanto aos títulos, novamente isso é opcional devido ao acesso a terceira classe, porém existem muitos títulos focados em resfriamento e resistência e isso de certa forma seria o intuito dessa composição. Existem títulos como: Mamãe e Papai Noel que garantem 2% de resfriamento e resistência a crítico e duplo em 2, como Arquidemônio lvl 4 que da resistência a crítico e outros títulos mais. É importante visar o titulo para terminar "composições" para preencher algumas lacunas importantes, como o resfriamento em grande parte delas.

   Os status baseiam-se no kit do set que dá bastante agilidade e constituição e isso faz o motor do set atuar como o foco principal em fechar os 500 pontos de constituição com o auxilio dos adicionais da pran e em seguida ao se preencher esse requisito passaria-se a distribuir novamente em agilidade não em busca do crítico (que não é foco dessa composição) como nas composições anteriores, mas sim da esquiva.

   Isso garantiria para o personagem:
Resistência a crítico: 39 (efeito do set) + 48 (add set)+ 10 (pedra)+ 30 (add montaria)+52 acessórios+ 36 (500 constituição) = 215
Resistência a duplo: 40 (add set) + 16 (acessórios) + 20 (500 de constituição) = 76

   É importante lembrar que não foi utilizado os títulos no cálculo por se tratar de algo opcional, mas que mesmo assim garante altas resistências quase se igualando a uma santa. A montaria do sol não é uma boa opção por conta que ela não oferece resfriamento e devido as condições dessa composição necessitar muito mais do que a composição de dano, é crucial que se maximize as possibilidades de se conseguir resfriamento para correta efetividade do conjunto. O buff do set ruína também potencializa ainda mais a resistência do personagem pois ele garante mais defesa e mais resistência a crítico (não confirmado):

Imagem

   A variação da "constituição" também é abordada em várias fontes de formas diferentes e isso faz com que esse cálculo também não seja 100% preciso. Então, de acordo com os dados fornecidos pelos GM's:

• A resistência a crítico e duplo seriam, 215 e 76 respectivamente (como no cálculo que foi fornecido dados pelo gm).
• A resistência a crítico e duplo seriam, 243,44 e 67,2 respectivamente (segunda interpretação dos dados do gm em %)
Fonte: https://aika.ongame.net/blog/o-que-cada-atributo-aumenta-gm-hexorlee-responde/
• A resistência a crítico e duplo seriam, 304 e 181 respectivamente.
Fonte:http://nossoaika.blogspot.com/2010/12/pontos-de-status-onde-distribuir.html
• A resistência a crítico e duplo seriam, 229 e 56 respectivamente, onde o duplo não seria influenciado pela constituição pois não se apresenta dados referentes a ele.
Fonte:https://aikaonlinena.fandom.com/wiki/Stat_Points

   Entenda que fazer você realizar essa composição irá fazer você tankar menos que uma santa, porém atenderá condições semelhantes de sobrevivência e o seu objetivo será resistir e atrapalhar a composição inimiga com os controles de grupo que a dual é capaz de lançar, mas isso fará a dual perder sua qualidade como assassina passando a ser mais dependente do dano de outras classes.

HÍBRIDO

   Nos casos de construção de um personagem hibrido é de acordo com a sua criatividade e lógica (por favor né). Acredito que devido as solicitações do servidor abrangendo alta resistência, alto resfriamento, alto crítico e alto dano, eu adotaria algumas premissas em construir um personagem hibrido para que ele funcione de forma regular. Manter crítico acima de 230, possuir resfriamento acima de 50% e tentar trabalhar as resistências mas se atentando ao tipo de set que você está utilizando.

Imagem

   Não há discrepância absurda quanto a escolha do set entre Cruel e Habilidoso e por o set dar bastante status em agilidade e no elemento crítico isso permite inverter a ordem de algumas coisas. A composição dos adicionais de dano da arma e o set baseiam-se nas composição de dano com algumas ressalvas.

   A composição dos acessórios é baseada em:
• Usa-se o Anel da Deusa, com direcionamento a redução de dano crítico e dano pvp.
• O combo Zereka (brinco e bracelete) se faz necessários pois um acessório perdido já reduz muito a quantidade de crítico perdido pela troca. O colar será escolhido de acordo com suas preferências onde o Gelo Negro oferece mais dano e resfriamento, Morrventra lvl 2 oferece mais redução de dano PvP ou ainda há a possibilidade de troca do conjunto inteiro anterior por um 9º Aniversário completo que garantirá um esplendor de 5 segundos em caso de ativação resistência a duplos e etc. Entenda que isso são apenas alguns caminhos e não são regras.

   A montaria lua é importante por conta dos elementos de dano crítico, crítico e resfriamento e isso a torna muito forte. Os adicionais devem ser colocados de acordo com as mesma premissas de um personagem full dano (primeira sugestão)

   A Estrela atualmente para a dual é a minha recomendação pessoal, mas pode-se utilizar uma Pedra Zereka S principalmente se o intuito for esperar a fortificação da pedra.

- Qual devo escolher: pran do fogo, pran do ar ou pran da água?

   Será definido pelo que você tiver em mente. A pran do fogo irá cumprir suas lacunas de crítico em grande parte, uma pran do ar irá cobrir sua esquiva e se nenhuma das duas lhe atender, você poderá utilizar uma pran da água para reduzir danos recebidos periodicamente.
   Os adicionais de pran dispostos preenchem o setup básico para uma dual alcançar próximo dos 500 pontos de agilidade (que é o recomendável) mas caso você já atinja facilmente a taxa dos 255 de crítico sem usar nenhum recurso de adicional da pran (roupa) é recomendável que os atributos de agilidade sejam trocados por força, para potencializar ainda mais a quantidade de dano crítico.

   Quanto aos títulos devem ser atribuidos as lacunas de resfriamento.

   Os status baseiam-se no kit do set que dá bastante agilidade e muito crítico nativamente, então é recomendável que as personagens duais sejam direcionadas a força, mas somente caso os críticos máximos sejam atingidos.

   Para uma versão híbrida no Raro 90:

Imagem

   É necessário estabelecer as premissas com que o servidor enfrenta e elaborar o conjunto que melhor te atender. É importante frisar que nenhuma dessas composições está sendo imposta como condição ideal e sim que foram pensadas para se atender a uma necessidade específica de acordo com o propósito de cada conjunto. Existe outras duas opções do set do 95 lvl 2 (Perverso e Poderoso) que não foram mencionadas nesse guia, pois não atendiam os propósito necessários das composições explicadas. O brilhante também é uma opção de set do raro 90, mas devido a alguns buracos em seus efeitos não achei viável direcionar ninguém a ele como um set "definitivo" e sim como um set de passagem, porém é possível potencializar o set com o artificio de duplos críticos (que não é o forte da classe) mas ainda oferece esse recurso que pode ser atendido quando se estrutura bem o propósito.

   Muito dos adicionais que foram recomendados aqui não satisfazem nenhuma condição absurda justamente para deixar da forma mais conservadora possível que com a estratégia certa da para se alcançar o objetivo certo e o intuito não foi mostrar a composição "pronta".

   Para fins de dúvida:
• Crítico se combate com resistência a crítico.
• Duplo se combate com resistência a duplo.
• Dano crítico se combate com redução de dano crítico

  Sobre as builds de skill acho que relativamente é algo pessoal e devido as condições impostas pela terceira classe, onde se pode oferecer mais pontos de status ou skill, isso ainda se torna cada vez mais singular, porém a minha atual é:

Imagem
Obs: Eu possuo maximização da terceira classe em skill.

Dual, a arte de sofrer! :D :D :D
Imagem

llnyx
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2020, 11:20

Re: [Guia] Pistoleira (composições)

Mensagempor llnyx » 09 Jan 2021, 15:53

Olá, quais sãos os "buracos" a que você refere-se quando menciona as características do set brilhante do antagonista?
Voltei a jogar a pouco tempo e me indicaram brilhante, fiz toda a evolução e estou refinado, mas tenho visto muitos trocarem pelo místico. me da um hellp '-'. obg

Bitenca
Cidadão Selest
Cidadão Selest
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Jul 2013, 16:15

Re: [Guia] Pistoleira (composições)

Mensagempor Bitenca » 17 Jan 2021, 23:11

llnyx escreveu:Olá, quais sãos os "buracos" a que você refere-se quando menciona as características do set brilhante do antagonista?
Voltei a jogar a pouco tempo e me indicaram brilhante, fiz toda a evolução e estou refinado, mas tenho visto muitos trocarem pelo místico. me da um hellp '-'. obg


Então, quando fiz o guia estava pensando em construí-lo de forma a atender composições mais avançadas sobre a classe, mesmo explicando alguns conceitos básicos. O grande motivo de eu não considerar o set brilhante como um bom set "end game" é porque falta nele crítico, muito crítico, coisa que os outros sets citados apresentam e por mais que existam pessoas que "gostem" do dano amarelo para a classe, continuo a pensar que é o jeito errado de se pensar, já que não existem apenas classes que recebam o dano "amarelo" e sim em críticos também, então em paralelo a outros set's ele é inferior aos outros e pode ser utilizado como um set temporário, mas não como um set definitivo, a não ser que de alguma forma consiga fazer a classe ter 255 de crítico utilizando o set, aí possivelmente seria um set bem forte.
Imagem

llnyx
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2020, 11:20

Re: [Guia] Pistoleira (composições)

Mensagempor llnyx » 22 Jan 2021, 17:42

Obrigado pelo retorno. Entendi teu ponto de vista e agradeço pelas dicas, teu tutorial esta bem completo e ajuda muito a entender a possibilidades que o jogo trás. Já comecei a refinar e por enquanto vou ficar com ele. '-'

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes