[Informativo] Dano Crítico

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Avatar do usuário
CandyProject
Moderador
Mensagens: 68
Registrado em: 16 Dez 2019, 12:24

[Informativo] Dano Crítico

Mensagempor CandyProject » 20 Jan 2020, 12:09

(Atualizado 03/01/2022)
Não é mais possível obter o dobro de Dano Crítico utilizando adicionais de Força
______________________________________________

Eai pessoal, tudo certo com vocês? :lol:

Olha eu novamente aqui trazendo mais informações para as senhoritas e os senhores. Hoje iremos falar de um assunto interessante, que é sobre o Dano Crítico. Já tivemos um post feito por um GM antigamente sobre o aumento de dano com Dano Crítico, mas hoje vou entrar em mais detalhes para aprofundar melhor no assunto e tirar todas as dúvidas sobre este querido status. Vamos aos questionamentos!


Q: O que é Dano Crítico?
R: Dano Crítico é um dano adicional aplicado apenas quando você causar acerto crítico.

Q: Como eu sei quanto de dano irá aumentar com o Dano Crítico?
R: Isso é um valor variável, que depende exclusivamente do dano que você causa sem dar crítico (dano simples amarelo).

Q: Quando eu causo crítico, meu dano é maior e eu não possuo Dano Crítico. Por que?
R: Todos os personagens possuem 40% de Dano Crítico desde o nível 1. Então ao causar um acerto crítico, você causa 40% de dano adicional referente ao dano amarelo. Críticos não possuem multiplicação, é apenas somatória em cima de porcentagens.

Q: Sou de humanas, por favor, explique de uma forma mais fácil.
R: Suponhamos que você causa 1000 de dano em um ataque, e ele não irá sair crítico. Caso você cause um acerto crítico, este dano será de 1400 pontos (1000+40%).

Q: Então se eu adicionar 10 de Dano Crítico no meu personagem, eu irei ganhar quanto de dano?
R: O Dano Crítico não pode ser somado ao dano que você já causa no crítico, e sim no dano que você causa sem crítico. Por exemplo, utilizando o método anterior, caso você cause crítico, seu dano será de 1500 (1000+50%). 40% do personagem + 10% do adicional. Lembrando, os adicionais de Dano Crítico são somados para depois serem aplicados ao dano sem crítico, caso contrário o dano seria de 1540 (1400 + 10%), mas é uma forma errada de se calcular.

Q: Então se eu causo 9000 de dano em um ataque sem crítico, e possuir 200 de Dano Crítico, quanto eu irei causar? (Atualizado 19/07/2022)
R: O resultado é obtido por calcular 9000 + 200% = 27000. Caso você cause acerto duplo juntamente a um acerto crítico, este dano será de 54000.

Bom pessoal, tirando as dúvidas sobre o funcionamento do Dano Crítico, é hora de sabermos como ele realmente aumenta. Para aqueles que não gostam de calcular, infelizmente não vão gostar dessa parte do tópico, mas lembre-se que estes dados são muito importantes. Vamos aos cálculos. Todos os bônus obtidos com o status de Força serão ignorados, apenas iremos analisar o bônus de Dano Crítico.

Ao acrescentar o primeiro ponto no status de Força, será obtido 1% de Dano Crítico.


Após o primeiro ponto no status de Força, até atingir 300 pontos:

Ao acrescentar 5 pontos no status de Força, será obtido 1% de Dano Crítico.


Após os 300 pontos em Força (Ignorando o primeiro ponto colocado anteriormente):

5 pontos em Força para 85% do valor e 10 pontos em Força para 15% do valor, será obtido 1% de Dano Crítico.
Exemplo:
100 pontos em Força*0,85 = 85. 85 equivale a 85% do valor.
100 pontos em Força*0,15 = 15. 15 equivale a 15% do valor.
85 pontos aumentará o Dano Crítico em 17% (85/5)
15 pontos aumentará o Dano Crítico em 1,5% (15/10) *Nota: Casas decimais não são utilizadas no momento que aplicar o dano.*


Após os 500 pontos em Força (Ignorando o primeiro ponto colocado anteriormente):

Ao acrescentar o primeiro ponto no status de Força, será obtido 1% de Dano Crítico.


Após os 500 pontos em Força (Ignorando os dois pontos colocado anteriormente):

Ao acrescentar 10 pontos no status de Força, será obtido 1% de Dano Crítico.

Todas as classes possuem status base. O mesmo deve ser ignorado para fazer este teste.


Q: Como assim ignorado, e que status são estes?
R: Para saber exatamente quanto de Dano Crítico você está ganhando ao evoluir o status de Força, é necessário que seja retirado o valor base que já vem com a classe.

Abaixo estarão os status base de Força de cada personagem.

Guerreiro: 15
Templária: 14
Atirador: 8
Pistoleira: 8
Feiticeiro: 7
Clériga: 7

Estes valores precisam ser ignorados para que o cálculo de Dano Crítico obtido por status funcione.


Q: Como assim? Explique como utilizar estes dados. (Atualizado 19/07/2022)
R: Suponhamos que você seja Templária, não possua set e acabou de usar seus pontos de status em Força, e agora possui um total de 115 pontos em Força, e você quer saber quanto de Dano Crítico está ganhando. A conta é a seguinte: 115 (Total) - 14 (valor base) - 1 (primeiro ponto) = 100. Você utilizou 101 pontos em Força, sendo eles 1 do primeiro ponto, e 100 dos próximos, portanto você possui 100/5 = 20% + 1% (primeiro ponto), totalizando 21% de Dano Crítico com seus 101 pontos investidos no status.

Exemplo 2: Uma Pistoleira possui 520 pontos em Força, quanto de Dano Crítico ela possui?
520 - 8(Base) - 1(Primeiro ponto) = 511
511 - 11(Já iremos utilizar eles) = 500
Até os 300 pontos, 1% é obtido a cada 5 pontos, então:
300/5 =
60
Os 200 pontos que sobraram, 85% do valor dará 1% de Dano Crítico a cada 5 pontos, 15% do valor dará 1% de Dano Crítico a cada 10 pontos.
200*0,85 = 170, 170/5 =
34
200*0,15 = 30, 30/10 =
3
60 + 34 + 3 = 97
Aqueles 11 pontos, iremos utilizar agora. Como os 11 passaram dos 500, sabemos que o primeiro ponto dará 1% de Dano Crítico, então:
11 - 1(Primeiro ponto que também dá 1% de Dano Crítico) = 10
10/10(Após os 500 pontos, 10 pontos em Força dará 1% de Dano Crítico) =
1
97 + 1(Primeiro ponto antes dos 500) + 1(Primeiro ponto depois dos 500) +
1 = 100

Portanto, uma Pistoleira com 520 pontos em Força, possui
100 de Dano Crítico.

Sei que essas contas são chatinhas, mas é importante que tenhamos estes valores para que os jogadores possam montar seus personagens de uma forma mais precisa, ao invés de: "Upe Força, você ficará forte!". Mas fico forte por que? Quanto? Este post foi para esse tipo de questão.

Um vídeo para demonstrar a aplicação e de como é feito o calculo de Dano Crítico do personagem.





Qualquer dúvida, podem mandar uma mensagem no Discord da Ongame e me marcar que irei responder.

Discord Oficial da Ongame
There's a big difference between having good character and having a good game character. Remember, there is another human behind that screen.


Atenciosamente,
Candy Project
Moderador Oficial - Aika Online

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes