[Informativo] Esquiva e Acerto

Moderadores: Moderador, Gamemaster

Avatar do usuário
CandyProject
Moderador
Mensagens: 68
Registrado em: 16 Dez 2019, 12:24

[Informativo] Esquiva e Acerto

Mensagempor CandyProject » 09 Fev 2020, 23:25

Eai pessoal, tudo tranquilo?

Estou aqui mais uma vez para deixar outra informação aprofundada sobre nossos status. O assunto deste tópico será Taxas de: Esquiva e Acerto. Você sabe como essas taxas realmente funcionam? Se você não sabe, irá terminar este tópico sabendo 8-)

O que você irá descobrir sobre estes status?

— O que são estes status?
— Como eles funcionam?
— Como saber minhas chances de esquivar/acertar do(o) alvo?
— Por quê sinto que esquivo pouco?

Então vamos aos questionamentos!


Q: O que são essas Taxas de Acerto e Esquiva?
R: No Aika, a maneira como os ataques se fluem, elas possuem a propriedade básica de Acerto, mas também a de Esquiva. Essas propriedades irão influenciar na sua probabilidade de acertar em um alvo, ou dele se esquivar do seu ataque.

Q: Entendi, mas, na prática, como eles funcionam?
R: Sempre que você atacar um alvo, o jogo irá calcular a sua taxa de esquiva/acerto, juntamente a taxa de esquiva/acerto do outro alvo, e assim você terá a probabilidade de atacar ou de esquivar de um alvo.

Q: Tá... vamos ao ponto principal. Como eu sei quanto de chance eu tenho para me esquivar ou atacar um alvo?
R: Diferentemente da Taxa de Crítico e Resistência a Crítico, a forma como o jogo as calcula não é semelhante. Para saber a sua chance de acertar um alvo, devemos fazer um calculo bem simples. Imagine a seguinte situação: Você irá atacar um alvo, e possui 255 de Acerto, já o alvo possui 255 de Esquiva.

O calculo para Acerto e Esquiva é o seguinte: Acerto + Esquiva = TOTAL
De TOTAL, Acerto equivale a quanto?
De TOTAL, Esquiva equivale a quanto?

Vamos por em prática o exemplo.

Acerto(255) + Esquiva(255) = TOTAL(510)
De TOTAL(510), Acerto(255) equivale a quanto?
R: 50% de TOTAL(510)
De TOTAL(510), Esquiva(255) equivale a quanto?
R: 50% de TOTAL(510)

Outra situação, onde o atacante possui 255 de Acerto e o alvo possui 155 de Esquiva.

Acerto(255) + Esquiva(155) = TOTAL(410)
De TOTAL(410), Acerto(255) equivale a quanto?
R: 62.2% de TOTAL(410)
De TOTAL(410), Esquiva(155) equivale a quanto?
R: 37.8% de TOTAL(410)

Isso significa que um alvo com 155 de Esquiva tem 37.8% de chance de se esquivar dos ataques de um atacante com 255 de Acerto.


Q: Certo, entendi como calcula elas, mas eu noto que eu me esquivo pouco. Por que isso acontece?
R: Então, apesar de você ter uma Esquiva bem alta, ainda assim o jogo possui um equilíbrio quanto a este sistema, fazendo com que você fique impossibilitado de esquivar constantemente sem nenhuma penalidade.

Q: Como assim?
R: Suponhamos que seria possível você quebrar o limite de Esquiva do jogo, e possuísse 50.000 pontos em Esquiva. Mesmo tendo toda essa quantidade de Esquiva, você teria um limite de Miss seguidos que pode dar. No jogo, este limite é setado a uma sequência de 2 Miss. Isso significa que ao receber 2 ataques, e se esquivar deles, o próximo ataque SEMPRE irá te acertar, como se a sua esquiva fosse temporariamente reduzida a 0, restando apenas a chance de Acerto do alvo, tornando 100% a chance de você receber um ataque.

Q: Então não há nada que eu possa fazer para evitar o terceiro ataque?
R: Há sim. A desenvolvedora optou por usar uma forma global de ataque na limitação de Esquiva, ou seja... caso você queira se esquivar do terceiro ataque, e não possua nenhuma habilidade que te imunize dele, como Bloqueio de Arma do Guerreiro, você pode utilizar algum buff em si mesmo, já que ele conta nessa forma global de ataque. Lembrando que isso não irá te fazer esquivar do ataque, apenas reiniciar sua limitação de esquiva. As chances continuarão as mesmas, levando em conta Acerto e Esquiva.


Bom, sobre essa última parte que eu expliquei, foi um teste que eu fiz antes de escrever este tópico. Eu já sabia sobre essa informações, mas, apenas um pouco antes de escrever, eu percebi que a limitação de Esquiva se enquadra em qualquer ataque direto. Então se você recebeu 2 ataques e recebeu ambos miss, é só utilizar algum buff em si, que ele irá contar como o ataque que você deveria receber com 100% de chance. Buffs são considerados um ataque, porém que remove 0 pontos de vida, e eu creio que a limitação de Esquiva não está enquadrada na quantidade de dano que você recebe, e sim no próximo ataque que irá receber. Pode parecer meio confuso, mas tenho certeza que se tiver dúvidas, pode ler novamente o tópico e testar na prática que você irá entender melhor. Mas caso ainda assim, você tiver alguma dúvida, entre no nosso
Discord e me marque que irei responder.

Nota: Curas diretas também reiniciam a limitação de Esquiva. Apesar de ser uma Cura, o jogo a interpreta como um ataque direto de dano negativo, o que irá aumentar a sua vida e não lhe retirar.

Qualquer informação adicional será incluída na mesma postagem.
There's a big difference between having good character and having a good game character. Remember, there is another human behind that screen.


Atenciosamente,
Candy Project
Moderador Oficial - Aika Online

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes