[RESOLVIDO] [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Moderadores: Moderador, Gamemaster

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

[RESOLVIDO] [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 09 Jul 2019, 17:12

Estou com o seguinte problema há mais ou menos duas semanas: Em algum momento no jogo, depois de logado o aika simplesmente trava a imagem e não consigo destravar de maneira alguma, somente reiniciando o computador à força. Já tentei reinstalar o jogo, mudar resolução, etc. Faz alguns meses que voltei a jogar e não tinha problema técnico algum com o jogo. Alguém com o mesmo problema ou alguém que saiba a solução disso poderia me dar uma ajuda?

Avatar do usuário
WronDenali
Mensagens: 829
Registrado em: 11 Dez 2013, 11:01
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor WronDenali » 10 Jul 2019, 10:20

Olá GirlFriend.

Esse problema é mais comum em relação a integridade do Sistema operacional ou Disco rígido.

Abra o Prompt de Comando e digite o seguinte comando: sfc /scannow e pressione enter. O processo pode levar alguns minutos e até horas. Aguarde até que à operação de testes e reparos estejam concluídas.

Obs: Caso não saiba abrir o Prompt, pressione as teclas Windows + S e digite: cmd

Veja os resultados. Se o comando reparou algum arquivo corrompido, reinicie a máquina e teste ficar logado por um tempo novamente. Se o comando encontrou problemas, veja se ele especifica o problema para podermos encontrar uma solução.

Note: Se o comando for interrompido por algum "BSOD" (Blue Screen Of Death) a tal (Tela Azul da Morte) e não for possível concluir o teste, é provável que o Windows está corrompido ou o Disco rígido está com defeito.
Atenciosamente,
WronDenali

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 10 Jul 2019, 15:42

WronDenali escreveu:Olá GirlFriend.

Esse problema é mais comum em relação a integridade do Sistema operacional ou Disco rígido.

Abra o Prompt de Comando e digite o seguinte comando: sfc /scannow e pressione enter. O processo pode levar alguns minutos e até horas. Aguarde até que à operação de testes e reparos estejam concluídas.

Obs: Caso não saiba abrir o Prompt, pressione as teclas Windows + S e digite: cmd

Veja os resultados. Se o comando reparou algum arquivo corrompido, reinicie a máquina e teste ficar logado por um tempo novamente. Se o comando encontrou problemas, veja se ele especifica o problema para podermos encontrar uma solução.

Note: Se o comando for interrompido por algum "BSOD" (Blue Screen Of Death) a tal (Tela Azul da Morte) e não for possível concluir o teste, é provável que o Windows está corrompido ou o Disco rígido está com defeito.




Antes de mais nada, obrigado pela ajuda.
Fiz o procedimento, conforme orientado, ao final ele me diz que há arquivos corrompidos, mas não pôde restaurá-los, conforme mostra o print. Verifiquei o log que ele gerou, e todos os arquivos corrompidos são em comum ao windows defender, estou buscando como restaurá-los, já que preciso desses arquivos originais e substituí-los.
Imagem

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 10 Jul 2019, 16:06

Após eu fazer a substituição dos arquivos corrompidos, o scan me retorna a mensagem de sucesso:

Imagem

Vou fazer o teste e comento novamente...

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 10 Jul 2019, 16:17

Infelizmente, mesmo após o reparo o problema persiste. Não foram nem 2 minutos logado e a imagem travou toda, deixando o computador inutilizável.

Avatar do usuário
WronDenali
Mensagens: 829
Registrado em: 11 Dez 2013, 11:01
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor WronDenali » 11 Jul 2019, 11:36

Certo.

Vamos verificar agora se há setores defeituosos no seu HD.

Faça o download do HD Tune » Download, é um software capaz de identificar Bad Block (setores defeituosos), no seu Disco Rígido.

Após a instalação...

Selecione o HD na qual quer fazer o teste (Se houver mais que um repita o processo nos demais).
Imagem

Agora selecione a aba: "Error Scan"
Imagem

E depois de um Start
Imagem

Note que todos os blocos devem ficar verdes.
Imagem

Se aparecer algum bloco em vermelho, significa que há um setor defeituoso no seu HD. A gora não é possível identificar se é um problema físico no seu HD ou Algum software que está comprometendo as áreas danificadas do dispositivo.

Antes de prosseguir com os próximos passos, você pode tentar instalar o jogo em outra partição no disco caso tenha e verificar se sanou o problema.

:!: Atenção: Esse comando vai verificar os setores defeituosos e aplicar uma correção temporária desabilitando os setores com problema, isso significa que todos os seus arquivos que estiverem alocados nas áreas afetadas irão se perder, faça um bacukp geral de todos os seus arquivos importantes antes de prosseguir com esse método.

Após usar o HD Tune e identificar os Bad Blocks e estar ciente do citado à cima. Você pode executar esse comando no Prompt de Comando, sendo ele: chkdsk /f /r C: Vai aparecer uma mensagem informando se deseja executar o comando na próxima reinicialização, você coloca "S", de um enter e reinicie a máquina.

:!: Obs: Esse processo requer muito tempo, talvez várias horas, quanto maior for o HD, maior vai ser o tempo de testes. Só o faça quando realmente tiver ocioso, o processo não pode ser interrompido em hipótese alguma.

Veja se após esses passos o problema foi resolvido.
Atenciosamente,
WronDenali

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 11 Jul 2019, 16:54

Atualizando:

Essa é a forma como eu descrevi, o jogo fica completamente com a imagem travada:
Obs.: Para voltar ao normal tenho que reiniciar o computador à força.

Imagem
Imagem

Obs. 2: Depois de alguns testes eu constatei a origem do problema. Acontece que, pelo fato do Aika ser um jogo relativamente leve, quando o requesito é gráfico, que ele automaticamente roda pela GPU integrada ao processador, e sempre foi assim. Como o problema é referente à imagem só poderia ser em relação à GPU. Ontem eu forcei o jogo a rodar na GPU dedicada, e foi assim até agora, o jogo roda sem a imagem travar, porém na grande maioria das vezes o jogo fica simplesmente fechando (mas o problema da imagem travar não voltou mais). Quando eu volto para a GPU integrada o problema volta instantaneamente.

Porém a questão é que, não é nenhuma vantagem para mim rodar o aika em 450 fps com uso da GPU em mais de 70% e elevar a temperatura da máquina sem necessidade alguma, para isso que serve a GPU integrada. Ainda gostaria de resolver este problema!

Obs. 3: Já reinstalei o driver da placa de vídeo integrada (Intel UHD Graphics 620) e o problema persistiu.
Obs. 4: Quanto ao HD, acho difícil se ter problema nele, já que utilizo somente um SSD da AMD(R3SL480G), segue o resultado do teste dele:

Imagem

Avatar do usuário
WronDenali
Mensagens: 829
Registrado em: 11 Dez 2013, 11:01
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor WronDenali » 11 Jul 2019, 19:20

Você pode então tentar usar o MSI Afterburner junto com o Riva Tuner, ele tem a opção: Framerate limit, na qual você pode cravar em 60 fps ou onde desejar e ver se o problema persiste.

Se possível faça esse teste por favor.
Atenciosamente,
WronDenali

GirlFriend
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Mai 2013, 18:01

Re: [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor GirlFriend » 15 Jul 2019, 13:49

Certo! Acho que esta é a solução final do problema.. obrigado pela ajuda!!
Já está rodando em 60 fps.

Avatar do usuário
WronDenali
Mensagens: 829
Registrado em: 11 Dez 2013, 11:01
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [RESOLVIDO] [Bug] Aika trava após um tempo e não volta

Mensagempor WronDenali » 15 Jul 2019, 17:58

Ótimo!

Se o problema persistir, informe, que vamos reabrir o tópico para tentarmos resolver.
Atenciosamente,
WronDenali

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante