[Informativo] Instabilidades nos Servidores e Ataques DDoS (10/02)

Ongamers,

Gostaríamos de atualizá-los em relação a situação dos ataques DDoS que temos sofrido e sobre as instabilidades causadas nos servidores recentemente.

Como informado anteriormente, os servidores da Ongame, assim como alguns jogos publicados por outras empresas, têm sido alvos de ataques DDoS constantes que visam indisponibilizar ou sobrecarregar os jogos, causando lag e desconexão. Para mais detalhes sobre ataques DDoS, confira a notícia publicada anteriormente acessando este link.

Este tipo de ataque é comum ao ambiente da Ongame, mas na maioria das vezes não é perceptível para os jogadores, pois é tratado por nossas proteções. Contudo, recentemente temos recebidos novos tipos de ataques, de diferentes origens e volumes, que têm sido mais efetivos contra nossos servidores.

Desde que os ataques iniciaram, nossa equipe conseguiu diminuir o impacto de forma que ao invés de afetar todo o servidor de jogo, afete apenas uma parte dos jogadores conectados, cerca de 10%~15% dos jogadores online. Este número ainda não é completamente satisfatório, pois contempla vários jogadores que ainda estão sofrendo de lag e desconexão, portanto continuamos trabalhando em busca de uma solução mais efetiva.

Por que alguns jogadores são afetados e outros não?

A maior parte dos ataques DDoS é realizado através de conexões internacionais. Portanto uma das medidas que tomamos foi limitar o número de conexões de rotas internacionais em nosso servidor. Jogadores que estão fora do país ou que possuam uma internet que utilize uma rota internacional sofrem mais do que os jogadores que possuem internets nacionais.

Por que sempre sinto lag, mesmo minha internet sendo brasileira?

Algumas operadoras de internet, mesmo sendo brasileiras, contratam outras operadoras ou usam rotas de fora do país para fazer a comunicação. Devido a limitação de rotas internacionais aplicada ao servidor, jogadores que possuem internets que utilizem rotas fora do Brasil provavelmente sentirão lag com uma frequência maior.

Lembramos que esta é uma medida temporária para diminuir o impacto dos ataques como um todo e será substituída assim que identificada uma melhor alternativa.

Por que sinto lag apenas às vezes?

Em alguns casos, os ataques DDoS também são realizados através de conexões nacionais. Se você consegue jogar o jogo normalmente sem problemas, mas em alguns momentos específicos sente lag ou instabilidade, é possível que seja o momento exato no qual os servidores estão sofrendo um ataque.

Há uma previsão para solução definitiva?

Infelizmente ainda não há uma previsão definitiva. Nossa equipe está trabalhando continuamente e realizando diversos testes para que o problema seja resolvido e os servidores voltem à situação normal. Seu apoio e paciência são muito apreciados neste momento difícil.

Informamos também que estamos trabalhando em uma nova compensação, que será distribuída na forma de um Golden Mail para jogadores ativos. Mais informações sobre o Golden Mail serão divulgadas em breve.

Agradecemos a sua compreensão.

Atenciosamente,

Equipe Aika Online - Ongame